Ícone do site Gazeta do Cerrado

Apicultores e meliponicultores do Estado discutem assuntos técnicos e práticos

Com proposta de apoiar a disseminação de informações e a capacitação de produtores nas atividades de apicultura e meliponicultura (produção de mel), a Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), participa nesta sexta-feira, 9, do 7º Encontro de Apicultores e 1º Encontro de Meliponicultores de Palmas TO – “Unir para Crescer”. O evento realizado pela Cooperativa dos Apicultores de Palmas e Cooperativa e Associação dos Meliponicultores de Palmas, acontece na sede da Seagro, a partir de 8h30.

Pela manhã serão realizadas as palestras técnicas e a solenidade de posse da diretoria da Associação dos Meliponicultores de Palmas (AMPA). No período da tarde acontecem aulas práticas sobre: Transferências de colônias de abelhas das espécies tiúba e jataí (sem ferrão), para caixas racionais; como dividir os enxames, das espécies marmelada, jataí e iraí; como produzir atrativos à base de capim santo para caixas iscas e como aplicar o “verniz ecológico” para o tratamento de caixas racionais.

De acordo com a diretora de Políticas para Pecuária da Seagro, Erika Jardim, o evento conta com o apoio da Seagro por ser mais uma alternativa rentável para gerar renda no campo, independente do tamanho da propriedade. “A apicultura e meliponicultura são atividades que além de gerar renda, promovem o equilíbrio do meio ambiente, podendo estar integradas a outras atividades, proporcionando o desenvolvimento sustentável ao meio rural”, completa.

Programação

08h30 – Abertura

09h – Posse da diretoria da Associação dos Meliponicultores de Palmas – AMPA.

9h20 – Palestra técnica I – Temas: Besouro exótico; flora apícola; genética e agrotóxicos. Palestrante: Professor Waldesse Piragé Junior (UFT).

10h10 – Palestra técnica II – Temas: Apicultura e segurança sobre o investimento apícola. Palestrantes: Jacinto Fernandes da Silva e Antônio José Marques Viana (produtores).

10h50 – Palestra técnica III – Tema: Orientações acerca do transporte de ASF (GTA). Lucas Santos Costa, superintendente do Ibama.

11h40 – Palestra técnica IV – Tema: Meliponicultura: conhecendo as técnicas básicas para o manejo da Abelha sem ferrão. José Neuto Couto– Gurupi

12h20 – Palestra técnica V – Tema: Importância do associativismo para fortalecimento das atividades da apicultura e meliponicultura. Palestrantes: Antonildo Alexandre Medeiros e Odilio Pereira Meneses Neto (produtores).

14h até 17h – Atividades práticas:

Transferência de colônia de ASF para caixa racional – tiúba e jataí;

Divisão de enxames – marmelada, jataí e iraí;

Produção de atrativos à base de capim santo para caixas iscas;

Produção e aplicação de “verniz ecológico” para tratamento de caixas racionais.

Sair da versão mobile