Ícone do site Gazeta do Cerrado

Aplicativo criado por tocantinense é usado em mais de 20 países

(Reprodução)

Criado em 2013 como um trabalho de uma das disciplinas do curso de Sistemas de Informação da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), o aplicativo “Chamada” conta hoje com mais de 14 mil downloads e usuários no Brasil e em mais 20 países: Moçambique, Angola, Portugal, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Argélia, Iraque, Estados Unidos, Espanha, Paquistão, Emirados Árabes Unidos, Argentina, Canadá, Colômbia, Alemanha, Jordânia, Líbia, Marrocos, Nicarágua e África do Sul.

 

O criador do aplicativo é Bruno Moraes, egresso da Unitins que se formou em 2015, hoje sargento do Corpo de Bombeiros do Tocantins e que na corporação atua no Desenvolvimento de Software. Durante a faculdade Bruno criou outros apps como o Gasnol, o SOS 193 e, na pós-graduação, recentemente lançou o Alerta 199.

 

Bruno desenvolveu esse aplicativo durante uma disciplina em 2013 ministrada pelo professor Silvano Malffati. A proposta era criar um aplicativo voltado para controle de frequência. “Em virtude da necessidade pessoal do professor ele sugeriu que eu fizesse um app de chamada. Demorou em torno de 3 meses para conclusão do protótipo. Esse mesmo protótipo foi publicado [na loja online Play Store] em setembro de 2014 da mesma maneira que foi concluído. Contudo, após 3 anos de publicação, muitos usuários me mandavam e-mail solicitando correções e melhorias no aplicativo. Foi então que, em outubro do ano passado, remodelei todo o aplicativo e os downloads aumentaram exponencialmente”, explicou Bruno.

Publicidade

 

Nos últimos 30 dias o aplicativo “Chamada” registrou de 50 a 100 downloads por dia em mais de 10 países e cerca de 2.100 usuários contínuos. “Com frequência recebo feedback de usuários que fazem uso do aplicativo e parabenizando pois facilitaram a vida no dia a dia das aulas”, destaca Bruno.

 

O app está disponível para downloads aqui.

Sair da versão mobile