Ícone do site Gazeta do Cerrado

Após afogamento, bebê é transferido em helicóptero de Miracema para Palmas

Bebê de nove meses precisou ser transferido de helicóptero para Palmas - Divulgação SSP-TO

A tripulação do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER – TO), órgão vinculado a Secretaria da Segurança Pública (SSP), em parceria com os profissionais do SAMU-Palmas, ligado à Secretaria Municipal de Saúde, embarcados no helicóptero da SSP, efetuaram no início da tarde desta terça-feira (12), a remoção aeromédica de um bebê de apenas nove meses de idade, que foi vítima de afogamento, na cidade de Miracema do Tocantins.

Por volta do meio-dia, a Central de Regulação do SAMU-Palmas fez contato com a equipe multimissão de serviço para prestar auxílio na remoção da criança, que estava em estado grave e precisava ser transportada, com urgência para outra unidade hospitalar com mais recursos, na capital.

De imediato, o helicóptero decolou de Palmas, levando a bordo uma equipe do SAMU, composta por médico e enfermeira, com destino a Miracema, pousando ao lado do Hospital Regional de Miracema, 20 minutos depois. A pequena vítima necessitou ser estabilizada pela equipe médica antes de ser embarcada rumo ao Hospital Cristo Rei, em Palmas.

Em menos de 20 minutos, o Tocantins 01, sobrevoou o hospital, realizando o pouso na avenida em frente à unidade de saúde, onde uma equipe multidisciplinar já aguardava a chegada da criança. Imediatamente o bebê foi conduzido ao interior do hospital para receber os atendimentos necessários.

A rápida intervenção das equipes do CIOPAER e SAMU, com o uso do helicóptero da Unidade Aérea foi de fundamental importância para que o bebê pudesse receber o tratamento médico adequado em um curto espaço de tempo. Vale ressaltar que se fosse feito via terrestre, o transporte da criança poderia levar cerca de 1h30, mas com a utilização da aeronave da SSP-TO, gastou-se menos de um terço deste tempo, o que certamente ampliou as chances de sobrevivência da criança.

Publicidade

No relato do CAP Bolentini, comandante da aeronave, “Atendimentos aeromédicos desta natureza sensibilizam a todos os envolvidos, pois naturalmente nos reportamos aos nossos filhos e filhas, ao mesmo tempo, nos dá motivação para continuar e reconhecer que estamos no caminho certo, de melhor atender a sociedade tocantinense”.

 ________________________________________________________________________

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado: Ativas 24 horas por dia.
O objetivo é manter permanentemente os leitores e webespectadores bem informados e capazes de tomar decisões com base no conhecimento do mercado que a Gazeta do Cerrado traz minuto a minuto em suas matérias dinâmicas, em primeira mão e exclusivas.
 Não fique no palpite de terceiros. Confira a análise e as notícias da Gazeta do Cerrado e garanta a sua opinião sólida e bem formada.
Instagram: https://www.instagram.com/gazetadocerrado/
Twitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
Facebook com as transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.facebook.com/gazetadocerrado.com.br  
YouTube com as vídeo reportagens: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG
WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/DdY063ahwDvH7s5ufstyPE
Sair da versão mobile