Ícone do site Gazeta do Cerrado

Após áudio “vazado” no caso Plansaúde, Sindjor alerta para ética e apuração no Jornalismo

O Sindjor é presidido pela Jornalista Alessandra Barcelar

Equipe Gazeta do Cerrado

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Tocantins publicou nota na qual alerta a população para o exercício da profissão no Estado. Preocupado com os últimos acontecimentos envolvendo divulgação de áudios de ligações telefônicas de supostas denúncias de corrupção no Plansaúde, a entidade esclarece que mantém a luta em defesa do jornalista profissional, ético e imparcial.

O Sindicato pede que, antes de divulgar que o proprietário de um site é um jornalista, seja feita a busca pelo registro profissional (MTB) ou pelo diploma no curso de Jornalismo. Somente fortalecendo o jornalismo praticado com ética, espírito público e qualidade na apuração da notícia, construiremos uma sociedade melhor.

Veja a íntegra da nota do Sindjor:

NOTA SINDJOR-TO

Publicidade

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Tocantins (SINDJOR-TO), preocupado com os últimos acontecimentos envolvendo divulgação de áudios de ligações telefônicas de supostas denúncias de corrupção no Plansaúde, esclarece que mantém a luta em defesa do jornalista profissional, ético e imparcial.

O SINDJOR-TO esclarece que, com o advento da internet, muitos sites de notícias foram criados (nem todos) tendo à frente um jornalista com diploma de nível superior na área e/ou com registro profissional emitido pelo Ministério/Delegacia Regional do Trabalho como manda a lei.

O jornalismo profissional e seu Código de Ética primam por atitudes como: preservar as fontes, ouvir todos os lados envolvidos da notícia, apurar e verificar a veracidade das informações com a busca de provas; não negociar a divulgação de informações em troca de favores ou dinheiro e o combate a qualquer forma de corrupção.

O SINDJOR-TO pede que, antes de divulgar que o proprietário de um site é um jornalista, seja feita a busca pelo registro profissional (MTB) ou pelo diploma no curso de Jornalismo. Somente fortalecendo o jornalismo praticado com ética, espírito público e qualidade na apuração da notícia, construiremos uma sociedade melhor.

 

GAZETA DO CERRADO
Instagram: https://www.instagram.com/gazetadocerrado/
Twitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
Facebook: https://www.facebook.com/gazetadocerrado.com.br  
YouTube vídeo reportagens e transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG
Grupo do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/DdY063ahwDvH7s5ufstyPE
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796

Gazetadocerrado.com.br – Para mentes pensantes

Sair da versão mobile