Ícone do site Gazeta do Cerrado

Após cobranças, projeto para ações afirmativas no ingresso de estudantes negros no TO será apresentado

Maria José Cotrim

(Divulgação)

Após sessão solene na semana passada na qual ativistas negros do Tocantins foram homenageados, esta semana será apresentado um projeto que trata de políticas afirmativas no Estado.

A propositura será de autoria do deputado Paulo Mourão que apresentará um Projeto de Lei que prevê ações afirmativas no ingresso de estudantes negros e negras e de colégio publico da Unitins e em escolas técnicas que forem mantidas pelo estadual.

Segundo argumentam líderes dos movimentos, em que pese hoje já existam políticas de cotas na Unitins, estas estão na dimensão da autonomia da universidade, e podem ser revogadas por governos e gestões contrarias às políticas de promoção da igualdade racial, justamente por falta de uma lei estadual que as constituam.

Publicidade

Para o setor dos movimentos, a “aprovação das Ações Afirmativas na Unitins, a partir de Lei, é uma passo muito importante para o avanço das cotas em outras esferas como nos concursos públicos. O debate sobre esse Projeto aponta quem realmente são os aliados do povo negro de Tocantins, 74% na população desse estado”, divulgou o movimento.

Lideranças negras da área da Igualdade Racial se mobilizam para acompanhar a apresentação do projeto.

A falta de projetos que promovam a igualdade racial foi apontada na sessão em alusão à Consciência Negra quando os deputados foram cobrados sobre o assunto.

Sair da versão mobile