Ícone do site Gazeta do Cerrado

Após “efeito-redução”, Quem são as três mulheres que vão legislar na AL a partir de 2023

Maju Cotrim

O resultado das urnas este ano trouxe uma redução na bancada feminina a partir de 2023 na Assembleia Legislativa.

As deputadas Amália Santana, Luana Ribeiro e Valderez Castelo Branco não se reelegeram. A atual presidente da Câmara de Palmas, Janad Valcari foi a nova mulher eleita e Claudia Lélis e Vanda Monteiro mantiveram os mandatos.

Os desafios são latentes para que não haja baixa também nos espaços para as pautas femininas na Casa. A Assembleia aliás que só mês passado compôs, por exemplo, a comissão da mulher.

Vanda e Claudia vão para os segundo mandatos. Amadurecidas politicamente ambas têm atuações importantes na Casa, cada uma na sua linha. Vanda sempre em projetos na linha social e Claudia com sua atuação consolidada na área de turismo, meio ambiente e também municipalista. Janad se consolidou como um fenômeno de votos e chama atenção por seu estilo firme de atuação como presidente da Câmara da capital. Ela tem perfil fiscalizatório mas também propõe projetos em várias áreas.

Claudia e Vanda foram eleitas como aliadas da gestão de Wanderlei Barbosa e Janad no PL, legenda que até então era oposição na campanha.

Claudia Lélis

Cláudia Lelis é natural do Rio do Janeiro, mas passou a infância e adolescência em Brasília. Veio para o Tocantins há 20 anos para trabalhar como executiva na empresa responsável pela construção do aeroporto de Palmas. Exerceu também o cargo de secretária de comunicação da prefeitura de Palmas. Foi a primeira mulher eleita vice-governadora do Estado do Tocantins, e também a primeira integrante nacional do Partido Verde (PV) a ocupar o cargo. Com perfil dinâmico e focada na solução de problemas que afetam a vida do tocantinense, Cláudia Lelis está em seu primeiro mandato como deputada estadual e deseja estar conectada com as demandas do Estado, e ser a voz do povo tocantinense na Assembleia. Cláudia Lelis tem 46 anos, é publicitária e atualmente empresária na capital. É esposa do ex deputado estadual Marcelo Lélis, tem quatro filhos, Carolina, João Pedro, Bruna e Lara e há duas décadas vem prestado trabalho à população tocantinense.

Janad Valcari

Professora Janad Valcari é advogada, administradora de empresas, neuropsicopedagoga, tecnóloga em gestão, empresária no ramo da educação, há 11 anos,  presidente do Sindicato das Escolas e Faculdades Particulares do Estado do Tocantins – SINEP.

Janad Valcari nasceu em 18 de Março, de 1986, em Palmerópolis (TO), filha da professora Nelsivone Marques de Freitas, mãe do Lucas Valcari.

Desde 2007, Janad tem um intenso trabalho social em Palmas, sentiu que poderia ajudar as pessoas mais necessitadas, foi aí que nasceu o Projeto “Plantando e Colhendo o Bem”. Com o projeto, centenas de famílias são beneficiadas com cestas básicas, roupas, brinquedos para as crianças, cadeiras de rodas, fraldas descartáveis e muito mais.

Em 2012, a empresária abriu a primeira filial de uma das suas escolas. Em 2013, abriu a segunda filial. Em 2014,  fundou o seu primeiro Polo de Educação a Distância (EAD), e em 2016, foram inaugurados mais dois  polos (EAD). Em 2018, Janad inaugurou a sua quarta unidade de ensino na cidade, sendo uma das maiores de Palmas.

Em 1992, Janad mudou-se para Palmas, onde sua mãe buscava oportunidade de vida para ela e seus irmãos adolescentes .Iniciou sua jornada no mercado de trabalho em 1996, e,  antes de ser empresária,  trabalhou como vendedora de flores, secretária, recepcionista, assistente administrativo, sacoleira e corretora de imóveis.

Vanda Monteiro

Vandelúcia Monteiro de Castro Reis, conhecida como Vanda Monteiro. Nasceu em 14 de Abril de 1982 na cidade de Miranorte, no Estado do Tocantins. Residente em Palmas há 26 anos, é bacharel em Direito. Filha de Zoroastro Rodrigues Monteiro (In Memoriam) e Lindaura Ribeiro Monteiro, com uma composição Familiar de seis irmãos. Vanda Monteiro é órfã de pai desde os 15 anos de idade, começou a trabalhar bem cedo para ajudar no sustento da família, assumindo responsabilidades e compromissos com muita dedicação. Atuou no Sine estadual, encaminhando a população para vagas no mercado de trabalho. Exerceu também o cargo de diretora na Escola de Gestão Municipal, e desenvolveu o Programa de Modernização da Gestão Escolar. Posteriormente, participou do processo de implantação do Resolve Palmas Municipal, unificando diversos setores dos serviços públicos, com destaque para o programa Jovem Empreendedor, que possibilita o acesso de jovens ao mercado de trabalho. Dedicada aos movimentos sociais, iniciou ainda muito jovem suas atividades na área social e política, com ações voltadas a práticas esportivas junto à comunidade, contribuindo com o desenvolvimento de Palmas. Vanda Monteiro é casada com Márcio da Costa Reis há 14 anos, com quem tem uma filha, Helloá de Castro Reis. Filiada ao PSL, Vanda Monteiro foi eleita ao cargo de vereadora de Palmas em 2016 com a votação expressiva de 1.825 votos, exercendo seu mandato como primeira secretária da Mesa Diretora da Câmara Municipal. Em 2018 foi eleita Deputada Estadual do Tocantins, para o mandato de 2019-2022 com 7.796 votos, sendo a única deputada estadual no Tocantins eleita no partido do atual presidente da República, Jair Bolsonaro na época. Vai para o 2º mandato.

Sair da versão mobile