Ícone do site Gazeta do Cerrado

Após expectativas, chuvas de junho chegam e refrescam clima da Capital

Foto: Luciana Pires

As chuvas resolveram dar uma passadinha por Palmas na tarde desta terça-feira, 14. O céu esta parcialmente nublado desde a manhã. Também foi ouvido um trovão. Pingos de chuva foram avistados em partes da Capital.

Muitos chamam o fenômeno de ‘chuva do caju’, bastante conhecida no norte e nordeste do Brasil.

Desde o domingo, 12, municípios como Araguaína, Colinas, Darcinópolis Itapiratins, Miracema e Goiatins tiveram pancadas de chuva.

Na Capital, chuva sempre motivo de alegria entre os moradores.

https://twitter.com/leoall5/status/1536780022798761987?s=21&t=VTnEn7ZaMs7unDQk7xTKXA

O meteorologista e professor da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), José Luiz Cabral, são normais para o mês de junho. Elas são causadas por massas de umidade que deixaram os estados do Pará e Maranhão e devem percorrer as regiões do Tocantins neste mês.

“O que está acontecendo hoje é que temos muita zona de instabilidade no sudeste do Pará e com chuvas, principalmente no final de semana, no centro-sul do Maranhão, e essa umidade entra. Então, o que é característico da nossa região é que uma massa de ar seca predomine sobre todo o Tocantins e a partir do momento em que ela está estabelecida, fica modulando. Nesse momento temos o enfraquecimento dessa massa de ar quente seca, que está permitindo a entrada de umidade, e essa umidade, associada ao calor destes últimos dias pode produzir chuva, como está produzindo na região de Campos Lindos. Nesse momento já deve estar chovendo na região do Jalapão e tem muita nebulosidade aqui no município”, explica o professor.

Alerta

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou nesta segunda-feira, 13, um alerta amarelo para chuvas intensas, na região do Bico do Papagaio e Norte do Tocantins.

O alerta segue até a terça-feira, 14 e há previsão é de que chova entre 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros durante todo o dia, entre hoje e amanhã.

Existe ainda o baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas..

As cidades em alerta são: Axixá, Buriti do Tocantins, Maurilândia, Palmeiras, Santa Terezinha do Tocantins, São Bento do Tocantins, São Miguel do Tocantins, São Sebastião do Tocantins, Sítio Novo.

Sair da versão mobile