Ícone do site Gazeta do Cerrado

Após meses difíceis de guerra à Covid, outubro traz pontapé da retomada pós-pandêmica no Tocantins

Fervedouro Macaubas - Jalapão - Foto: Flávio Cavalera/Governo do Tocantins

Fervedouro Macaúbas – Jalapão – Foto: Flávio Cavalera/Governo do Tocantins

Maju Cotrim

Outubro chega com a esperança de novos ares e início da retomada após 7 meses difíceis com a pandemia. É um passo porém continuando a acompanhar o cenário diário já que o vírus mostrou que é traiçoeiro.

O decreto do governador Mauro Carlesse deu o pontapé na flexibilização principalmente no turismo porém deixa claro que a população deve seguir os protocolos de saúde.

O Jalapão, uma das maravilhas do Brasil e cartão postal do Estado, abre suas cachoeiras e atrativos a partir de hoje para voltar a receber os turistas com muitos protocolos. O turismo vai buscar o início da retomada.

“O cenário já foi mais crítico, os casos diminuíram, precisamos retomar as atividades e continuar nos cuidando”, ponderou o governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse.

As aulas continuam suspensas para maioria dos alunos porém o 3º ano poderá voltar ás atividades para conclusão do curso.

Nos hospitais, as visitas que eram por vídeo começarão a ser novamente presenciais.

Nos presídios onde os detentos estavam se comunicando com as famílias por telefone as visitas também serão retomadas seguindo protocolos que serão definidos.

Os parques de volta

Ainda conforme o Decreto, a partir desta quarta, 30, estão permitidas as visitações turísticas aos seguintes parques estaduais: Parque Estadual do Cantão (Trilha do Cega Machado, Trilha do Ferrugem e Varjão do Murici, Trilha do Lago Rico e Trilha do Lago de Dentro); Parque Estadual do Jalapão (Cachoeira da Velha, Prainha da Cachoeira da Velha, Dunas e Trilha do Espírito Santo); Parque Estadual do Lajeado (Trilha do Mirante das Mangabeiras, Trilha do Mirante da Onça, Trilha do Brejo Comprido e Trilha da Matinha); e ao Monumento Natural das Árvores Fossilizadas (Trilha da Andradina, Trilha da Buritirana e Trilha do Neco).

Em meio a tudo isso há uma eleição a caminho com reuniões e muitas oportunidades de aglomeração. O comportamento e reação da população vão definir e ditar qual será o efeito da flexibilização.

Outubro significa o início de uma nova fase onde é preciso manter a vigilância, álcool gel e máscaras mas também a esperança que a Covid em breve seja combatida com uma vacina eficaz.

Boa sorte Tocantins! A população precisa retomar aos poucos e com responsabilidade!

Dunas do Jalapão -Foto: Jose Neto-Maradona

Os dados do governo que justificam a retomada

A semana epidemiológica nº 33, considerada até o momento o período de pico da doença no Estado, entre os dias 9 e 15 de agosto, registrou 6.444 casos confirmados. Já a semana epidemiológica nº 39, que corresponde ao período de 20 a 26 de setembro, houve o registro de apenas 2.259 casos, uma redução de 65% em quase 45 dias, no número de novas confirmações da doença no Estado.

A mesma tendência se verifica no número de óbitos. Quando comparadas as mesmas semanas epidemiológicas, temos o registro de 85 óbitos na semana 33; e oito na semana 39, além do Tocantins continuar com uma das menores taxas de letalidade do país, com 1,37%.

Acompanhe diariamente os dados da Covid nos municípios na Gazeta e reportagens analíticas sobre a ocupação hospitalar, óbitos e todos os indicadores.

Sair da versão mobile