Ícone do site Gazeta do Cerrado

Após morte de macacos, prefeitura de Pedro Afonso tranquiliza população

(Divulgação)

A morte e o desaparecimento de alguns macacos sagüis no município de Pedro Afonso está preocupando os moradores. Muitos temem que os animais tenham morrido de febre amarela, assim como aconteceu em São Paulo, que ocasionou vacinação em massa. Segundo moradores, a poder público não está dando muita atenção aos casos.

Em nota, a Prefeitura de Pedro Afonso informa que cadáveres dos macacos foram imediatamente recolhidos e armazenados de acordo com orientação e encaminhados à Gerência de Vigilância Epidemiológica das Arboviroses da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), em Palmas, para a realização de necropsia e exames a fim de identificar a doença. Porém, os animais já estavam em alto grau de decomposição, impossibilitando a necropsia.

A Prefeitura também esclarece que, desde esta notificação, em novembro de 2017, não houve outro registro de morte de macacos na região. Assim, a Secretaria Municipal de Saúde intensificou as ações de vacinação contra febre amarela, por meio de buscas ativas nas residências e locais próximos onde há presenças de animais. E verificando os cartões de vacinação e orientando para a imunização de crianças e adultos não vacinados.

Confira nota na íntegra:

Publicidade

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura de Pedro Afonso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem a público esclarecer sobre o caso dos macacos, espécie Sangui, mortos no município.

Assim que a equipe da secretaria foi informada sobre a morte dos animais, em novembro de 2017, os cadáveres foram recolhidos e armazenados conforme orientação e, seguindo o procedimento, foram encaminhados a Gerência de Vigilância Epidemiológica das Arboviroses da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins, em Palmas, para realizar a necropsia e exames para identificação da doença. Entretanto o alto grau de decomposição impossibilitou a realização da necropsia nos animais.

A espécie Sagui é tipicamente encontrados na região urbana, devido a área ser próximo às margens do Rio Tocantins e também pelo hábito de serem alimentado por moradores da região.

Desde a notificação dos primatas, não houve outro registro de morte de macacos na região. Desta forma a Secretaria de Saúde do município tem intensificado as ações de vacinação contra febre amarela, através da realização de busca ativa nas residências e locais próximos onde há presença de macacos. Sendo realizada a verificação dos cartões de vacinação, além de orientações para imunização de crianças e adultos não vacinados.

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta ainda que a Vacinação é uma medida preventiva e eficaz contra a doença, desta forma equipes estão disponíveis para atender o cidadão pedroafonsino. A vacina contra a febre amarela esta disponível às segundas-feiras, na unidade Básica de Saúde Tenente Salustiano (Antigo Sesp) e na quintas-feiras na UBS Pedro Zanina.

A equipe de Vigilância em Saúde da secretaria Municipal de Saúde alerta ainda para que a população não mate ou envenene macacos, pois isso dificulta o mapeamento de possíveis casos, já que a presença de desses animais mortos é um alerta para que as autoridades de saúde investiguem e intensifiquem ações de prevenção da Doença.

Sair da versão mobile