Os estudantes da Escola Estadual Nossa Senhora da Providência, em Miranorte, serão realocados no Centro de Ensino Médio (CEM) Rui Brasil e na Escola Municipal Antônio Pereira de Sousa, a partir da próxima quinta-feira, 28. Todas as medidas para garantir a transição estão sendo tomadas pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) com vistas a garantir melhores condições de ensino e estrutura a alunos e servidores da unidade escolar e a cumprir determinação judicial no prazo estipulado.
Ao longo da semana, uma equipe técnica formada por profissionais de diferentes setores da Seduc – do pedagógico à infraestrutura – se dirigiu ao município para verificar in loco as alternativas disponíveis para transferência dos estudantes. Inicialmente, a equipe focou sua ação em encontrar um espaço físico adequado, que pudesse alocar a todos os alunos num mesmo prédio. Diante da indisponibilidade de prédios para locação com capacidade para atender à demanda, a equipe buscou parceria com a Rede Municipal de Ensino e com o CEM Rui Brasil.
A Escola Estadual Nossa Senhora da Providência oferta anos finais do ensino fundamental regular (6° ao 8° ano) a 633 alunos, distribuídos em 20 turmas, sendo seis do 6° ano, sete do 7° e sete do 8°. Após os estudos acerca da disponibilidade dos espaços, nesta segunda-feira, 25, a Secretaria terá definida a distribuição das turmas entre as duas escolas parceiras.
A gestora da Seduc, professora Adriana Aguiar, reforçou que as soluções adotadas têm caráter provisório, visto que a Secretaria concentrará esforços no sentido de retomar e concluir as obras da Escola Padrão, iniciadas ainda em 2010, localizada ao lado do CEM Rui Brasil. “Todo este esforço é voltado para entregar o prédio à comunidade o mais rápido possível”, frisou.
Ela também destacou que este processo de realocação observa, criteriosamente, a situação dos alunos da Educação Especial, para garantir que o atendimento às suas especificidades ocorra da melhor forma. A Seduc também já está adotando as medidas necessárias para suprir qualquer déficit de servidores da escola, de forma que os estudantes sejam recebidos nas unidades parceiras, na quinta-feira, com seu quadro completo de professores.