O Superintendente do sistema penitenciário prisional, Darlan Rodrigues deu detalhes da ação que aconteceu hoje nas três maiores unudades: Cariri, Barra da Grota e CPPP. “Estamos trabalhando preventivamente desde o dia 20 de novembro pela segurança nos estabelecimentos penitenciário”, disse. Segundo ele, o governo não está medindo esforços neste propósito.
Foram 200 policiais na Operação encontrados vários objetos artesanais, 100 facas, maioria em Cariri e mais nove aparelhos celulares além de 350 gramas de maconha.
A Operação foi batizada de “Paz nas cadeias”.
“Temos o controle de todos, sabemos quem são e onde estão”, garantiu ao ser questionado sobre as facções e grupos no Estado.
Dois presídios devem ser construídos este ano pelo governo e estão previstas reformas para os principais presídios do Estado.
Questionado como esses materiais entraram nas unidades o superintendente alegou que atualmente há controle.
A falta de estrutura e superlotação são problemas graves no Estado. Segundo o superintendente, o presídio Barra da Grota não está superlotado.
Sobre os agentes prisionais o governo informou que mantém controle dos presídios porém não soube precisar sobre a homologacao do concurso que está em andamento. ” Estao sendo feitos estudos financeiros sobre o impacto”, disse sem dar previsão. Segundo ele, a decisão é da secretaria e do governador.
Atualmente são 3.478 detentos no Tocantins.
Umanizzare
A Polícia Federal recomendou que o governo do Estado encerre o contrato com a Umanizzare mas o superintendente não soube dar detalhes.” A secretaria com o governador terão uma resposta sobre esse fato”, disse.