Lucas Eurilio – Gazeta do Cerrado
A redução da frota do transporte coletivo da capital durante os finais de semana e feriados foi alvo de protestos neste sábado, 5, no Jardim Aureny III, região sul de Palmas.
Moradores da região ficaram no meio da pista, impedindo que veículos passassem pelo local. A manifestação aconteceu na estação Xerente, onde há um fluxo intenso de passageiros.
O aumento da frota do transporte coletivo da Capital é uma cobrança antiga dos palmenses que não entendem o porquê dessa diminuição de veículos, já que muitas pessoas utilizam o transporte público para trabalhar e para lazer durante feriados e finais de semana.
No caso do Aureny III, a cobrança é em relação ao Eixão. A linha passa por toda a cidade de Palmas, de norte a sul e é uma das mais utilizadas. Eles disseram que a falta de ônibus causa superlotação e consequentemente desconforto.
A Gazeta do Cerrado entrou em contato por telefone com Antônio Silva Júnior, conhecido como Toninho da Miracema, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Palmas (Seturb).
Ele disse que a diminuição da frota acontece nesses dias porque há pouca demanda.
“É tudo planejado. O transporte coletivo gera custo, se a gente coloca mais ônibus para circular nos finais de semana e feriados, o custo é repassado para o usuário do transporte coletivo e não é isso que queremos. Tem pouca demanda nesses dias”, disse à Gazeta.
Antônio Silva afirmou que já no próximo feriado, que não for nacional, as empresas vão colocar mais horários e fazer um reforço.
“A gente tem notado que quando é um feriado estadual, algumas pessoas utilizam o transporte coletivo para ir trabalhar. Vamos nos planejar e no próximo feriado do Tocantins, mais horários vão estar disponíveis para reforçar o transporte coletivo”, conclui.
Nossa equipe entrou em contato também com Prefeitura de Palmas. Em nota o órgão disse que a ordem de serviço de operação do transporte público mantém uma proporcionalidade para atender a demanda de usuários da Capital.
Como nos finais de semana e feriados há uma diminuição no número de passageiros, algumas linhas têm uma pequena redução no quadro de viagens por rota. Os usuários podem acompanhar os horários de cada linha pelo aplicativo Moovit.
Vale ressaltar ainda a Diretoria de Fiscalização e Operação de Transporte está a disposição dos usuários para que as necessidades de deslocamento da população sejam apreciadas e atendidas da melhor maneira, podendo entrar em contato diretamente na Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), localizada no terceiro andar do prédio da Prefeitura na Avenida JK ou pelo telefone (63) 3212-7572 em horário de expediente do Município (das 13h às 19h).
Em relação à manifestação realizada neste sábado, 05, pelos moradores do setor Aureny III, a Sesmu vai avaliar a demanda da população.