Ícone do site Gazeta do Cerrado

Após reclamações, rocha em rodovia entre dois municípios tocantinenses será detonada

Com a retirada da pedra, o trecho que passa por patrolamento e revestimento primário ficará totalmente desobstruído para o tráfego - Foto: Ageto

O Governo do Tocantins, por meio da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), agendou para esta terça-feira, 11, a partir das 15 horas, a detonação da rocha mecaxisto que se encontra no km 14, no leito da rodovia TO-239, entre Presidente Kennedy e Itaporã do Tocantins com extensão de 30,32 km.

O problema é antigo e faz parte das reclamações da população das duas cidades que, para ir e vir precisa dar uma volta de 30 km, duplicando a distância. Porém, para detonar a pedra com segurança e de acordo com as normas técnicas houve a necessidade de estar com autorizações não só de praxe, como a ambiental, mas também da compra e da utilização dos explosivos por parte do Exército Brasileiro.

Com a retirada da pedra, o trecho que passa por patrolamento e revestimento primário ficará totalmente desobstruído para o tráfego.

A região tem como principal atividade econômica a pecuária, com aproximadamente 100 mil cabeças de gado. No entanto, tem um grande potencial para extração de minérios como é o caso do pó de rocha, com aproximadamente 5 toneladas por hectare de 5 em 5 anos, ao preço de $ 40 contra $ 800 dos adubos químicos.

Quanto à pavimentação do trecho a Ageto ainda não tem projeto de engenharia pronto neste sentido.

A detonação estava marcada para o último dia 8, mas precisou ser adiada, sendo remarcada para esta terça, dia 11 de janeiro.

Sair da versão mobile