Foto – Divulgação
Cerca de 50 pessoas que compõem a Comissão de Aprovados do Concurso da Polícia Penal do Estado do Tocantins realizam o segundo dia de manifestação nesta quarta-feira, 23, na Praça do Girassóis, em Palmas.
O grupo passaram a manhã nas escadarias do Palácio Araguaia, na Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça (Seciju) e na Assembleia Legislativa. Na terça-feira, 22, a mesma manifestação foi realizada na porta da Seciju.
O objetivo é a cobrança pela posse no concurso público, que já teve todas as etapas finalizadas, porém, deixou ainda um total de 162 candidatos remanescentes, que aguardam a nomeação e posse para exercer a função. A efetivação dos Policiais Penais depende do projeto de lei complementar que está parado há anos na Casa Civil e deve ser enviado à Assembleia pelo Executivo Estadual.
Posse já
Em manifestação pacífica, os representantes da Comissão levaram faixas com mensagens de cobrança por posse imediata. Eles cobram ainda posicionamentos do Governo do Estado sobre a contratação de servidores temporários para o exercício da função exclusiva de efetivos; e déficit de profissionais nas unidades prisionais- o que prejudica a segurança pública e sobrecarrega o baixo efetivo.
Concurso
A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) já realizou, inclusive, o Curso de Formação Profissional destes aprovados. A primeira turma do Curso de Formação do Sistema Penitenciário iniciou as aulas em 15 de novembro de 2016 e a segunda, formada pelo cadastro de reserva, em 17 de setembro de 2018. Contudo, mesmo capacitados com o Curso de Formação Profissional, estes 162 aprovados ainda não receberam a nomeação e posse.
Fonte – Assessoria Comissão de Aprovados do Concurso da Polícia Penal do Estado do Tocantins