Ícone do site Gazeta do Cerrado

Aquecimento global ameaça a existência de ilhas turísticas e a ciência busca solução

Kandolhu Maldives - Maldivas (Foto: Divulgação)

Em abril, o estado do Havaí, nos Estados Unidos, anunciou que, devido ao aumento dos níveis do oceano, a praia de Waikiki poderá desaparecer nos próximos 15 a 20 anos, devido aos efeitos do aquecimento global. Além dessa região, catástrofes naturais ameaçam ilhas paradisíacas, como as Maldivas.

Para proteger a fauna e a flora dos locais em risco, um estudo realizado pelo Instituto de Tecnologia do Massachusets (MIT), nos Estados Unidos, buscou uma solução.

Junto a cientistas do laboratório Self-Assembly Lab, os especialistas do MIT avaliaram a possibilidade de explorar as fortes correntes causadas por terremotos, tsnamis e diversos deslizamentos de terras, em prol de combater o aumento da água que, geralmente, tem suas causas ligadas ao derretimento das geleiras e outros fatores climáticos. Eles afirmam que, a partir desses fenômenos naturais, é possível criar bancos de areia natural que, com o passar do tempo, podem se transformar em ilhas, devido ao crescimento natural da vegetação nas superfícies.

Para que isso aconteça, seria necessário instalar rampas submarinas, que devem ser baratas, fáceis de implantar e adaptáveis a qualquer clima. Com o vai e vem das ondas, partículas de areia ficariam retidas nessas inclinações. Esse processo permitiria com que os sedimentos formassem um barreira de areia sobre a superfície do oceano. Não é um advento como as ilhas artificiais, que já têm projetos construídos ao redor do mundo, uma vez que a única intervenção humana seria a instalação das rampas.

Para conservar os pedaços de terra já existentes, o mecanismo funciona como uma reconstrução dos locais devastados e barreira natural para impedir o aumento dos níveis de água.

Nas Maldivas, a Invena, organização local que procura soluções tecnológicas para os problemas insulares, já apoia a instalação dos declives submarinos. Para iniciar os testes, em fevereiro deste ano, já foram lançados dois experimentos no arquipélago. Resta saber se as novas ilhas realmente ser formarão de forma adequada, sem intervenção do homem.

fonte: Casa & Jardim

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado24 horas por dia:
Instagram: https://www.instagram.com/gazetadocerrado/
Twitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
Facebook: https://www.facebook.com/gazetadocerrado.com.br  
YouTube vídeo reportagens e transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG
Grupo do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/DdY063ahwDvH7s5ufstyPE
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796

Gazetadocerrado.com.br – Para mentes pensantes

Sair da versão mobile