Ícone do site Gazeta do Cerrado

Araguaína: Chuva causa estragos e meteorologista diz que pancadas isoladas podem acontecer no Estado em setembro

Chuva foi registrada em Araguaína nesta terça-feira, 4 - Divulgação

Lucas Eurilio – Repórter Gazeta do Cerrado

Os moradores de Araguaína, na região norte do Tocantins, se surpreenderam com uma forte chuva nesta terça-feira, 4. Apesar amenizar o calor, as águas deixaram alguns estragos pela cidade. De acordo com as informações, parte do teto do aeroporto desabou mas não houve feridos.

A avenida Cônego João Lima ficou alagada e há relatos de que algumas casas foram invadidas pelas águas no setor São João.

A Prefeitura de Araguaína disse em nota equipes da Defesa Civil, Assistência Social e da Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT) ainda estão avaliando os prejuízos na cidade por conta da chuva.

Disse ainda que parte da estrutura do teto na área do saguão do Aeroporto Municipal  foi levada pelos ventos, por isso, o terminado ficará interditado até que sejam executados os reparos, garantindo a segurança dos usuários.

Parte do teto do saguão desabou por conta da chuva – Divulgação

 

Chuvas no Tocantins

Nossa equipe entrevistou o presidente do Núcleo de Meteorologia da Universidade Estadual do Tocantins (Nemet), José Luiz Cabral, que falou sobre as chuvas no Estado.

Segundo Cabral, alguns modelos matemáticos de previsão do tempo já estavam prevendo chuvas na região do Bico do Papagaio.

“Desde a última sexta-feira, há área de instabilidade na regão do Bico do Papagaio, o que mostra o enfraquecimento da massar de ar quente que vinha atuando forntemente na nossa região, onde as temperaturas estavam superando os 38 graus e com baixos índices relativos de umidade do ar”.
O meteorologista disse ainda que baixas umidades relativas do ar estão sendo registradas no extremo sul do Tocantins.
“Durante o último final semana, a umidade relativa do ar ficou em torno de 12% em Peixe e Paranã. Então, com essa mudança na atmosfera, nós podemos esperar que em algumas regiões do centro-norte, venham a ocorrer chuvas ainda de forma isolada. Considerando ainda que o mês de setembro é considerado o mês de transição, onde nós estamos deixando um longo período de estiagem para a aproximação do período chuvoso, então é comum, que ocorram chuvas no mês de setembro”.

 

Sair da versão mobile