Ícone do site Gazeta do Cerrado

Araguaína quer novos investimentos com a expansão do Daiara

A Prefeitura de Araguaína prevê novos tempos para o Distrito Agroindustrial de Araguaína (Daiara) com a atração de mais empresas e indústrias para o local. A via principal do distrito, a Avenida Rio Bandeira, que é também a rodovia estadual TO-422, foi revitalizada com drenagem, pavimentação e urbanização.

As obras, executadas pelo Governo do Tocantins, contaram com investimento na ordem de R$ 16,4 milhões, oriundos do Fundo de Desenvolvimento Econômico do Tocantins. “A gente vinha solicitando ao Governo, porque, afinal de contas, aqui é gerado o maior índice de receita para o Fundo Econômico do Estado. O maior distrito industrial do Tocantins é o daqui de Araguaína, então a gente precisava desse retorno financeiro”, afirmou o prefeito Wagner Rodrigues.

Logística facilitada

Araguaína está em uma posição estratégica quando o assunto é mercado consumidor e distribuição de mercadorias, às margens da BR-153, da Ferrovia Norte-Sul e a pouco mais de 100 quilômetros das divisas com os Estados do Pará e Maranhão.

O distrito agroindustrial tem estrutura para receber indústrias e empresas de segmentos, como comércio atacadista e logística. Atualmente, possui 27 empreendimentos em funcionamento, sendo a maioria ligada ao agronegócio, como ração animal e frigorífico, além de centros de distribuição de materiais para construção, móveis e eletrodomésticos.

Publicidade

O Daiara tem estrutura para receber indústrias e empresas de segmentos, como comércio atacadista e logística. Atualmente, a maioria dos empreendimentos em funcionamento está ligada ao agronegócio – Fotos: Marcos Filho Sandes/Secom Araguaína

Outras demandas de Araguaína

De acordo com o prefeito Wagner, o Município buscará agora uma parceria com o Governo do Tocantins para a estruturação do restante do distrito. “A gente deu uma grande contribuição nessa obra e vamos continuar na mesma linha de parceria. Nosso projeto inclui ainda a expansão do distrito para acomodar cerca de 40 empresas que pretendem vir e eu acredito que o Governo do Estado vai ser parceiro para que a gente continue dando à Araguaína a importância que ela de fato tem”, afirmou o prefeito.

Como operar no distrito?

“O Daiara gera hoje 1.350 empregos diretos e 650 indiretos. Ainda temos lotes disponíveis para empresas que queiram se instalar e, muito em breve, lançaremos a terceira etapa, onde temos a projeção de mais de 300 lotes industriais para serem disponibilizados a quem queira investir em Araguaína”, informa o secretário executivo do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Hélter Dantas.

As empresas interessadas em iniciar as operações no Daiara devem procurar a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e fazer o pedido de pré-reserva de uma área. Além da documentação padrão solicitada, é preciso apresentar também os projetos de construção e de funcionamento do empreendimento.

A partir da aprovação de utilização da área, a empresa tem o prazo de dois anos para construir. As novas empresas que se instalarem recebem como benefício a isenção do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) durante 10 anos.

Em breve, a prefeitura lançará a terceira etapa do Daiara com projeção de mais de 300 lotes industriais. As empresas instaladas recebem o benefício de isenção do IPTU por 10 anos – Fotos: Marcos Filho Sandes/Secom Araguaína

 Leia também

SESI e SENAI abrem processos seletivos para professor e instrutor em Araguaína

 

Sair da versão mobile