Ícone do site Gazeta do Cerrado

Araguatins completa 152 anos em meio a guerra contra Covid: “momento é de superação”, diz Prefeito

Maju Cotrim

Araguatins chega aos 152 anos nesta terça-feira, 9. Cidade referência no Bico, Araguatins sofre com a alta incidência de casos e mortes pela Covid.

Araguatins tem 112 casos confirmados de Covid e é a segunda cidade do estado com a dolorosa marca de mais mortos. A cidade já perdeu 13 moradores para a Covid.

O prefeito de Araguatins, Cláudio Santana disse que a cidade vive uma superação. “O sentimento é o melhor possível, temos feito nosso trabalho. Temos muito a comemorar no dia de hoje com obras importantes. No início do mandato tivemos epidemia de dengue e Zika chegando a ter 180 pessoas no hospital, depois veio a malária e enfrentamos, a queda do cais e depois a pandemia”, disse.

 

“Estamos indo muito bem, não paramos um segundo”, disse.

“Estamos com otimismo e esperança neste momento. Nosso comportamento contra a pandemia talvez seja o mais correto do Estado. Temos tomado todas as ações”, disse.

“Vejo que avançamos e muito”, disse.

O gestor é candidato à reeleição.

Conheça a história da cidade:

O local onde hoje é Araguatins teve como primeiros moradores a família de Máximo Libório da Paixão, em 1867. No entanto, foi fundada por Vicente Bernardino Gomes no ano seguinte com o nome de vila São Vicente do Araguaia, em 9 de junho de 1868. Vicente Bernardino, que antes residia na Colônia Militar de São João do Araguaia, no Estado do Pará, resolveu subir o Rio Araguaia e procurar um local onde pudesse fundar uma povoação. Aproveitou da existência de grandes pequiseiros, oitizeiros, entre outras árvores regionais dando início à sua exploração econômica. Para tanto, acolheu trabalhadores vindos de diversas regiões que passaram a fixar residência na localidade. A vila passa a categoria de município pela lei nº 426 de 21 de junho de 1913, que foi sancionada pelo Decreto nº 3.639 de 5 de março de 1914 e instalado em 12 de novembro do mesmo ano pelo Decreto nº 3.774. Em 1945, a sede do Município foi transferida para Itaguatins, pelo Presidente Getúlio Vargas. Depois de três anos de transferência da sede, o Município foi criado pela segunda vez pela Lei nº 184 de 13 de outubro de 1948 tendo sido reinstalado em 1 de janeiro de 1949. Com a criação do Estado do Tocantins em 1989 o Município passa a integrá-lo, antes era parte do Estado de Goiás. O nome Araguatins nasceu da junção dos dois rios Araguaia e Tocantins por sugestão do Prefeito Antonio Carvalho Murici, tendo sido aprovado pelo Decreto nº 8.305 no ano de 1943.

Conheça o turismo de Araguatins:

Unindo aspectos dos biomas cerrado e Amazônia na vegetação, o município de Araguatins encanta os turistas do Tocantins e de outros estados, como Maranhão e Pará, com as praias de água doce banhadas pelo rio Araguaia. Com uma paisagem única, moradores e turistas se hipnotizam com as águas calmas do rio Araguaia em contraste com o verde da floresta Amazônica.

O nome da cidade é a combinação dos dois grandes rios Tocantins e Araguaia, que se encontram na região do Bico do Papagaio. Umas das características mais marcantes das praias às margens do Araguaia são suas areias finíssimas e brancas. A areia é tão fina que emite um som característico em contato com a pele. No Tocantins o pôr do sol costuma ser muito bonito, mas em Araguatins é um verdadeiro espetáculo. Na região, a natureza é vibrante, composta pela densa vegetação e as águas do Rio Araguaia. O resultado é um belo final de tarde que parece sair de uma pintura artística que encanta o observador.

A cidade tem uma das áreas de praias mais distantes da capital do Estado, mas o turista não se arrependerá ao passear pelas calçadas da Avenida Pedro Ludovico, mais conhecida como Beira Rio, sob a sombra das mangueiras, observando a grandeza do rio. Na cidade, os turistas ainda contam com bares, lanchonetes e restaurantes, além de pousadas e hotéis que ficam lotados em praticamente todos os finais de semana do mês de julho e início de agosto.

Sair da versão mobile