Ícone do site Gazeta do Cerrado

Arquidiocese e políticos lamentam a morte de Monsenhor Rui Cavalcante; Veja notas de pesar

Foto – Divulgação

A Arquidiocese de Palmas e vários políticos lamentaram a morte do Monsenhor Rui Cavalcante, 88 anos,  nesta sexta-feira, 10.

Monsenhor Rui Cavalcante morreu por problemas de saúde e também por consequências de um AVC.

O velório dele acontece nesta sexta-feira, na Casa de Maria, na a ARSE 12, antiga 106 Sul, partir das 18h.

Veja notas de Pesar

Nota Arquidiocese

 

“Eu sou a ressurreição e  a vida. Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá.  E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá” (Jo 11,25).

 

Com profunda dor no coração e com profundos sentimentos cristãos, comunicamos o falecimento, hoje, do MONSENHOR RUI CAVALCANTE BARBOZA.

★ 09/07/1934

† 10/02/2023.

Monsenhor Rui, como sabemos, viveu plenamente o seu ministério sacerdotal, doando, boa parte da sua vida pela acolhida, pela educação, pela promoção e  inclusão social e pela evangelização de muitas pessoas e de muitas famílias.

Muitas dessas pessoas foram acolhidas e ajudadas, na sua solicitude pastoral; muitas outras foram casadas, batizadas, confessadas, aconselhadas e evangelizadas, na sua fé, na sua na sua missão.

Podemos afirmar, sem medo de errar, que Monsenhor. Rui, como Jesus Cristo, passou por este mundo fazendo o bem. E que “combateu o bom combate da fé, terminou sua carreira e manteve a fé (2Tm 4,7).

O velório será na Casa de Maria, hoje a partir das 18h, e o sepultamento amanhã às 17h, no Cemitério Jardim das Acácias.

Pedimos a todos que, por bondade, rezem pelo seu descanso, por nossa Igreja que está de luto, e por todos nós.

Com os nossos, antecipados, agradecimentos a todas as manifestações de pesares e de condolências.

 

Com minha bênção!

 

Dom Pedro Brito Guimarães

Arcebispo de Palmas

 

Nota Vicentinho Jr

Lamento profundamente o falecimento do Monsenhor Rui Cavalcante. Piauense, foi pioneiro no Estado do Tocantins e sempre defendeu os menos favorecidos. Em Colinas, onde morou muitos anos, fundou o Colégio João XXIII.
Amigo da nossa família, Monsenhor teve uma vida sacerdotal baseada na simplicidade, em que a conduziu com muita sabedoria e fé sendo exemplo para todos nós.

Na certeza de que ele se encontra nos braços do Pai, solidarizo-me com todos que sofrem sua perda. Meus sinceros pêsames.

Vicentinho Júnior
Deputado Federal

Nota Valderez e Lázaro Botelho

Consternados, recebemos nesta sexta-feira (10), a notícia do falecimento do Monsenhor Rui Cavalcante Barbosa. Pioneiro no Estado do Tocantins, sempre defendeu os menos favorecidos por meio do trabalho missionário e educacional, sendo exemplo de fé, alegria e perseverança.

Fundador do Colégio João XXIII em Colinas, foi condecorado no grau de Grande Oficial da Ordem do Mérito Tocantins em 2012, pelo então governador Siqueira Campos.

Neste momento tão doloroso, rogamos a Deus para que dê forças aos familiares, amigos e irmãos da fé, para que todos tenham como lenitivo a esperança da ressurreição.

Como foi escrito por São Paulo, o Apóstolo: “Se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, cremos também que Deus trará, mediante Jesus e com Ele, aqueles que nele dormiram”. (I Tessalonicenses 4:14)

Dep. Federal Lázaro Botelho e Valderez Castelo Branco

Nota Senador Eduardo Gomes

Pioneiro desde Colinas, companheiro de Siqueira Campos pela criação do Estado, fundou o colégio, foi secretário, grande trabalho na área social e formador de cidadania desde os princípios nos momentos mais pioneiros de Palmas e do Tocantins.Um tocantinense simbólico que faz parte da história.

O senador externou seu pesar a toda igreja Católica e aos tocantinenses que sempre acompanharam o trabalho dele.

Nota Moseimar Marinho

Com pesar recebemos a notícia do falecimento do estimado Monsenhor Rui Cavalcante Barbosa, ocorrido nesta sexta-feira, 10 de fevereiro.
Rui Cavalcante Barbosa veio do interior do Piauí para estudar no Seminário Menor de Porto Nacional, na década de 1950, a convite do bispo Dom Alano Marie du Noday. Ele foi um das dezenas de “padres curraleiros” ordenados pelo bispo francês. De hábitos simples, Monsenhor se destacou pelo trabalho missionário e, principalmente, pelo trabalho educacional realizado no então Norte de Goiás, especialmente em Colinas do Tocantins, onde fundou o Colégio João XXIII, do qual foi diretor por muitos anos. Figura importante desde antes da criação do Estado, deixa um legado de fé e dedicação ao nosso Tocantins.
Neste momento de dor, pedimos a Deus para consolar todos os que sofrem com essa partida.

Palmas-TO, 10 de fevereiro de 2023
Moisemar Marinho
Deputado Estadual

Nota Wanderlei Barbosa

Manifesto meu pesar pelo falecimento do Monsenhor Rui Cavalcante Barbosa, nesta sexta-feira, 10.

Monsenhor Rui Cavalcante Barbosa foi pioneiro do Tocantins e muito contribuiu para a criação do Estado. Monsenhor Rui deixa um legado homem de fé, lutas e dedicação ao trabalho da Igreja e sobretudo, no amor ao próximo, que manifestou ferrenhamente com seu reconhecido trabalho na área social.

Neste momento de luto, nossos corações são confortados pela história de vida de Monsenhor Rui Cavalcante e na crença de que ele está nos braços de Nosso Senhor Jesus Cristo. A todos os familiares, amigos e a todos os católicos tocantinenses, meus sinceros sentimentos.

Wanderlei Barbosa
Governador do Estado do Tocantins

Nota Dorinha

Hoje perdi um grande amigo, o nosso querido Monsenhor Rui Cavalcante. Figura importante desde antes da criação do Tocantins.

Com mais de 50 anos de devoção ao sacerdócio e seu trabalho missionário, Monsenhor Cavalcante deixa um grande legado de amor ao próximo e dedicação ao nosso Estado, inclusive na educação.

Nesse momento, rogo ao nosso Senhor Jesus Cristo que o receba de braços abertos e que conforte os corações de seus familiares e amigos.

Senadora Professora Dorinha

Sair da versão mobile