Ícone do site Gazeta do Cerrado

Arte e a mídia alternativa dos fanzines

(Elga Libano)

Sabe essa coisa de era digital? Queda no consumo do produto impresso? Então, produções gráficas independentes vêm crescendo na contramão de tudo isso. É cada vez maior o número de pequenas editoras e produtores dos famosos fanzines, ou zines, como você preferir. Aliás, você conhece esse projeto artístico e suporte independente avesso aos grandes meios midiáticos?

O termo fanzine vem da contração da expressão em inglês fanatic magazine, o que significa que são publicações feitas por pessoas e para pessoas com gosto em comum sobre um determinado tema, mas o termo vem ganhando força e hoje engloba todo tipo de publicação com baixa tiragem e sem o peso comercial de grandes publicações.

Os fanzines, publicações totalmente independentes, surgiram como forma de atravessar estas grandes mídias, mas na última década, eles têm sido uma ferramenta importante para artistas exporem seus trabalhos de forma versátil, simples e livre. Hoje, arte e mídia alternativa se fundiram e apresentaram essa proposta incrível que são os zines. E você mesmo pode criar o seu, você sabia?! A característica mais marcante deles é, justamente, não passarem por processos industriais e terem essa carinha quase que artesanal, característica que dá todo o charme ao produto. Com a popularidade dos zines, hoje já encontramos um grande número de artistas, coletivos, galerias e “zineiros” por aí que investem nestas publicações, e é cada vez maior o número de eventos e feiras dedicados a essa arte.

A Zupi conversou com o Brunno Diamante, ele lidera o Selo Acerca e conta que o projeto desenvolve produções com curadoria de artistas e produtos gráficos e que a proposta surgiu no desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso como um fanzine, inicialmente coletivo, que reunia trabalhos “acerca” de um tema, e, felizmente, evoluiu  para o Selo Acerca. Os fanzines, diferente de grandes publicações comerciais, têm uma tiragem pequena e cada produto é único. “Quando você compra um fanzine nosso, você tem a certeza de levar um produto com dedicação em todos os momentos de sua produção”, contou Brunno.

A ideia de unir mídia independente e arte é uma oportunidade e tanto para os artistas multifacetados dos dias atuais, dá uma olhadinha em alguns desenvolvidos pelo Selo Acerca para você se inspirar:

Publicidade

Primeiro fanzine documental do Selo Acerca conta os principais pilares e obras da Arquitetura Moderna Paulistana.
Lançado durante a Feira Plana 4. Criado pelo arquiteto Raphael Balco.

Fanzine Bullshit.2 compila uma coleção de fotografias da rua e alguns experimentos gráficos.
Lançado durante a Feira Plana 4 Criado e editado por Brunno Diamante

 

Por Mylena Fontes, do Zupi

Sair da versão mobile