Ícone do site Gazeta do Cerrado

Artesanato sustentável de Lajeado é destaque na Abav e prefeito entrega placa comemorativa reciclável para presidente Magda

            Na tarde desta quinta-feira, 28, o prefeito Júnior Bandeira entregou uma placa comemorativa aos 50 anos da ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens) à presidente nacional Magda Nassar. A placa foi confeccionada pelo Projeto Artesanato Sustentável de Lajeado e destaca a transformação de materiais descartados em peças de arte. Medindo 50×26,5 cm, a placa é feita de plástico 100% reciclável, produzida pelas mãos de idosos e artesãos do projeto, pesando 3.768 kg.

Júnior Bandeira expressou sua alegria por esse importante momento para o município de Lajeado: “Estar aqui no Rio de Janeiro e entregar esta placa para a presidente nacional da ABAV é significativo, pois demonstra que nosso município está no caminho certo, promovendo um turismo de qualidade e sustentável. Este projeto ambiental está revolucionando nossa comunidade, retirando resíduos das ruas e transformando-os em artesanato”, afirmou.

O Projeto Artesanato Sustentável começou suas atividades em 26 de maio de 2023, no setor aeroporto de Lajeado-TO, com o objetivo de preservar o meio ambiente e dar um novo destino aos resíduos. Sua principal missão é transformar resíduos plásticos em produtos úteis e duráveis, incluindo materiais de limpeza, como garrafas de água sanitária e sabão líquido, tampas de garrafas pets, baldes, cabides e até acessórios para automóveis, que podem ser reciclados em altas temperaturas.

A execução dessas tarefas é liderada por idosos do Centro de Convivência de Lajeado e pelas artesãs da Associação de Mulheres Artesãs e Empreendedoras de Lajeado (AMAE), com a orientação do artesão Felipe Marciel.

Além da produção das peças, os idosos e artesãos do projeto recebem 80% do valor de venda. As peças estão disponíveis para compra no quiosque da AMAE na Praia do Segredo e na sede do Projeto. A AMAE, que impulsiona a produção de artesanato local no município, também é responsável pelo Projeto Artesanato Sustentável. Vale ressaltar que esse trabalho só é possível graças aos investimentos da Investco, com o apoio do Instituto EDP e da Prefeitura Municipal de Lajeado, que desempenham um papel fundamental no desenvolvimento do Projeto Artesanato Sustentável.

Publicidade

 

Sair da versão mobile