Ícone do site Gazeta do Cerrado

Artesãos do Tocantins poderão cadastrar seus produtos; entenda

Artesãos devem enviar seus dados por e-mail até 26 de março - Divulgação

A Agência de Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) convoca artesãos do Estado do Tocantins interessados em cadastrarem ou recadastrarem peças de produção artesanal junto ao órgão. O objetivo é a atualização no banco de dados com as informações de contatos e de novas peças produzidas pelos profissionais. O prazo inicia nesta terça, 26 de fevereiro, e se estende até 26 de março.

De acordo com o gerente de Fomento e Promoção da Cultura, Álvaro Júnior, o trabalho de recadastramento de artistas atenderá a todos os seguimentos. O objetivo é oportunizar aos artistas a participação em um banco de talentos mais dinâmico e democrático. A ferramenta poderá ser utilizada, inclusive, por produtores de eventos em busca de artistas para seus projetos.

De acordo com a Superintendência de Cultura, esta etapa não visa a emissão de carteiras do artesão, mas um novo levantamento que alcance todas as regiões do Estado, afim de buscar novas técnicas e recadastrar os artistas já existentes no sistema da Agência.

Após o fim do cadastramento/recadastramento, técnicos da Agetuc entrarão em contato para agendar uma visita ao artesão, afim de conferir ‘in loco’ a técnica utilizada e emitir o selo de artesanato genuinamente tocantinense, que deverá ser disponibilizado apenas para profissionais que comprovarem a exclusividade da técnica utilizada.

Os interessados devem ter mais de 16 anos e devem enviar para o e-mail recadastramento@cultura.to.gov.br as seguintes informações:

Nome completo:

Cidade:

Foto do comprovante de residência:

Xerox do CPF:

Xerox do RG:

Xerox da Carteira do Artesão – (caso possua):

Fotos da matéria-prima:

Especificações da técnica utilizada:

Sair da versão mobile