Ícone do site Gazeta do Cerrado

Artistas e empresários buscam soluções para retorno de eventos em Gurupi durante reunião com Semus

Reunião entre Semus e Classe Artística - Foto - Divulgação

Reunião entre Semus e Classe Artística – Foto – Divulgação

Na manhã desta sexta-feira (08), uma comissão da Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi, se reuniu com artistas e empresários do setor de festas e eventos para ouvir as demandas da classe e buscar soluções para uma retomada segura da realização de eventos na cidade.

A reunião contou com a presença da Secretária Interina de Saúde, Christiane de Paula; além de representantes dos departamentos de Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Diretoria de Proteção à Saúde, Diretoria de Assistência à Saúde e o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE-GURUPI-COVID-19), que formarão uma comissão para tratar diretamente com o segmento sobre a realização de eventos. Na ocasião foi apresentado à comissão um plano de retomada.

Segundo um dos representantes do segmento, o empresário Paulo Cesar Ferreira, a reunião foi proveitosa e ele agradeceu a gestão municipal por se dispor a ouvir a classe. “Já reunimos ontem com a Prefeita Josi Nunes e ela designou uma comissão da saúde para nos receber hoje e foi muito produtivo. Saímos animados, pois não queremos trabalhar escondido, mas com transparência, credibilidade e segurança, pois será muito importante trabalharmos em parceria com o município cuidando da saúde de nossa cidade”, disse.

Segundo a Secretária Interina de Saúde, Christiane de Paula, a intenção é viabilizar uma análise personalizada de cada evento individualmente para que cada realidade seja analisada em sua excepcionalidade. “Analisamos os projetos dos eventos que estão marcados para ocorrer nos próximos dias em Gurupi para saber se os promoters estão dispostos a atender os requisitos da OMS para garantir a segurança de todos, para que não haja aglomerações e os índices de Covid-19 em Gurupi não excedam consideravelmente”, afirmou a secretária.

Ainda de acordo com Christiane, para analisar a realização dos eventos foi designada uma comissão. “Temos o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE), ligado a Vigilância Epidemiológica, e a Coordenação de Vigilância Sanitária, que vão formar uma comissão permanente que irá analisar cada evento previamente para saber se estão seguindo as regras e fiscalizar para termos certeza de que nos eventos estarão sendo cumpridos os requisitos”, explicou.

Entre os requisitos, debatidos na reunião, para que se possa realizar um evento com segurança estão: ocupar no máximo 30% da capacidade do local do evento, dispor as mesas com distanciamento mínimo de 1,5 a 2 metros, uso de máscaras e álcool em gel 70% disponíveis para os convidados e profissionais que estarão trabalhando, além de apresentarem previamente um projeto com informações sobre a realização do evento à comissão que ficará na Secretaria de Saúde, localizada na Avenida Pernambuco entre as Ruas 01 e 11, no Centro.

Fonte – Secom Gurupi

Sair da versão mobile