Maria, Maria Madalena, Pedro, Simão, Judas, Mateus, Tomé. Estes são alguns dos personagens que já estão definidos para a realização da Paixão de Cristo 2018, apresentado pela Cia Art’Sacra. De acordo com o diretor do grupo, Valdeir Santana, 75% do elenco já está definido e o restante ainda está com vagas abertas para recrutamento. A lista completa com o nome dos personagens e atores está disponível no site da Art’Sacra (www.artsacra.com), ou também pode ser solicitada por email (ascom@artsacra.com).
Para participar, não é necessário experiência e há disponibilidade para voluntários atores, figurantes, produção e técnicos. As inscrições podem ser feitas pelo site oficial da companhia. Podem participar pessoas de todas as religiões. Para o presidente da Cia Art’Sacra, o sucesso do espetáculo é fruto do resultado de meses de dedicação dos atores e produtores. “Levar ao palco o espetáculo da Paixão de Cristo é uma bênção de Deus. É uma missão de Deus para nós a cada ano”, declara Valdeir Santana.
Os ensaios acontecem no Centro de Amor Social Papa Francisco (1.104 Sul), aos sábados (das 16 às 19 horas) e domingos (de 9 ao meio-dia), com possível inserção de ensaios extras à noite na proximidade da data do evento, conforme a necessidade da direção do espetáculo.
Elenco
Os voluntários selecionados receberão preparação corporal, interpretação, impostação da voz, improvisação e criação de personagens. De acordo com o presidente da Cia Art’Sacra e diretor do espetáculo, Valdeir Santana, vão participar semanalmente de uma preparação de elenco, com um espaço de formação e convivência com a arte desenvolvendo as variadas formas de expressão corporal, facial e capacidade de criar e interpretar.
Espetáculo
Considerado um dos maiores espetáculos teatrais do Tocantins, a Paixão de Cristo 2018 acontecerá na Sexta-Feira da Paixão, dia 30 de março de 2018, em local que ainda será definido. Estima-se a participação de cerca de 300 voluntários, dentre equipe técnica, atores e produção.
A Paixão de Cristo 2018 será patrocinada pela Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. O projeto da Art’Sacra Cia de Teatro foi aprovado para captação de recursos no valor de R$ 289 mil e o grupo está em fase de captação, na busca por empresas que possam reverter o valor do imposto de renda em patrocínio cultural e garantir a divulgação da marca.
Reconhecimento
O espetáculo da Paixão de Cristo realizado pela Art´Sacra Cia. de Teatro foi instituído no calendário de eventos oficiais do município de Palmas, Lei 2.287, de 10 de janeiro de 2017. Em maio de 2010, a Fundação Cultural do Estado do Tocantins concedeu ao espetáculo teatral sacro da Paixão de Cristo, evento Cultural do Estado, pelos seus trabalhos realizados na área de teatro e formação. Tal reconhecimento ressalta a sua importância na sociedade como uma entidade que fomenta a cultura sacra e popular e colabora desta forma com a formação cultural do Estado do Tocantins.
História
A Cia foi fundada em 16 de maio de 2005 por um grupo de jovens apaixonados pelo teatro e que sempre atuavam nas apresentações sacras onde dramatizavam passagens dos Evangelhos e outras temáticas para reflexões litúrgicas e formações sócio-educativas na Paróquia Dom Orione, em Palmas.