Luciane Santana – Gazeta do Cerrado
Box braids são um tipo de trança que junta o fio de fibra sintética aos fios naturais, dando um aspecto de cabelo longo, porém trançado. A trança de origem da cultura africana tem feito sucesso. Garantem um estilo moderno e descolado. A Gazeta buscou uma especialista no assunto e vai esclarecer algumas questões e deixar aquelas dicas de ouro. Vêm com a gente!
A trancista de Palmas, Érica do Nascimento, que há mais de dois anos trabalha nessa área, conta que a busca pelas tranças box braids cresceu bastante em Palmas e que as vezes é necessário passar clientes para colegas de profissão devido a demanda.”Tive corte químico no cabelo e resolvi colocar rastafári, que é outro modelo de trança. Só que eu sempre quis mesmo eram as box, então olhando no YouTube aprendi a colocar em mim mesma” conta Érica sobre como começou a trançar. Acrescentou ainda que outro motivo pela crescente busca pelas tranças box braids deve se ao fato de muitas mulheres terem resolvido assumir o cabelo natural e usam as tranças para passar pela transição capilar.
O que você precisa saber sobre as queridinhas do momento:
Procure uma boa profissional ao decidir aderir as tranças
Dê preferência para a profissional com experiência e que passe todas as informações necessárias sobre o procedimento.
Dói um pouquinho e é demorado o procedimento
É importante que a trancista não aperte tanto as tranças, mas mesmo assim é normal uma certa dor no couro cabeludo. É aconselhável tomar um remedinho pra dor quando começar a dorzinha. O tempo que você vai ficar sentada pode variar de 4 até 10 horas, dependendo da espessura da trança, e da rapidez e experiência da trancista.
Tipos de Material para box braids
O jumbo e o Kanekalon são um tipo de cabelo sintético, sendo que o kanekalon brilha mais e embola muito). Por ser um cabelo sintético o acabamento se torna mais natural, já as linhas (dessas de crochê mesmo) são baratas e mais fáceis de encontrar.
Box Braids na Transição
As tranças são uma ótima opção para a galera que deseja passar pela transição sem se estressar com as duas texturas, mas atenção!Como é um processo demorado e por vezes dolorido, feito na raiz do cabelos, eles precisam estar preparados para aguentar a colocação das trancinhas. Então vale fazer um bom cronograma capilar para fortalecer os fios.
Como cuidar dos cabelos trançados
Essa é uma dúvida muito comum, já que a sensação que dá é que os cabelos trançados nem precisam lavar, mas imagina passar meses sem lavar o cabelo? Claro que pode lavar, o ideal é lavar com shampoo diluído em água se preferir usando um borrifador pelo menos uma vez por semana. A salon line tem um produtinho fantástico que é o spray hidrante de água de coco( produto ralinho) e que pode salvar as meninas(as) trançadas(os) no quesito hidratação, umas borrifadas na extensão até onde vai o cabelo humano e pronto!
Também precisa esperar os cabelos secarem totalmente antes de prender ou de dormir, para não abafar o material. O melhor de tudo é já acordar prontinha sem se preocupar com o look né mesmo!
Mitos sobre as tranças
- Tranças estragam o cabelo
- Causa queda ou quebra de cabelo: perdemos fios de cabelo todos dias, e quando estamos com tranças esses fios não caem, então quando as tranças são retirados é normal que muitos fios caiam.
- Não dá pra fazer penteados. Claro que sim, o You Tube tá cheio de tutoriais pra você fazer e arrasar
- É só pra meninas. Claro que não!
- Não dá certo em cabelo liso. Érica aponta que no cabelo liso tende a durar menos tempo, mas que sim dá pra trançar normalmente.
Dicas:
- segundo Érica é importante você saber o real estado do seu cabelo antes de trança-lo.
- É importante respeitar o tempo da trança (que é no máximo 3 meses).
- abuse de acessórios
4. Se gosta de um estilo ainda mais ousado, abuse das cores
5. Sobrancelhas feitas, baby hair alinhado e tranças é a combinação perfeita
Famosas com tranças box braids:
Ainda está com duvidas? O importante mesmo é se sentir bem! Coloque suas tranças e arrase!