Ícone do site Gazeta do Cerrado

As estratégias contra o Coronavírus em Palmas: UPAs vão atender casos intermediários

Maju Cotrim

A semana começa com investigação de um caso que pode ser por transmissão comunitária em Palmas de coronavírus.

A Gazeta indagou a prefeitura de Palmas sobre as estratégias neste momento. Nossa equipe questionou se alguma UPA será destinada para atender pacientes com Covid. “A Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) informa que as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estão sendo organizadas para atender casos intermediários de Covid-19. Essas unidades cuidarão da estabilização dos pacientes e farão o encaminhando para as internações, quando necessárias”, informou.

Outra ação confirmada á Gazeta pela prefeitura de Palmas: “A Semus informa também que está com processos de contratação de profissionais da Saúde em andamento para reforçar a capacidade de atendimento neste período de pandemia”, informou.

Hospital de Campanha

Na semana passada a prefeita de Palmas, Cínthia Ribeiro sugeriu pelo twiter alguns locais da capital para construção de um hospital de campanha. A Gazeta solicitou como está o andamento das discussões neste sentido e se há alguam definição.

“A responsabilidade pela construção ou ampliação de hospitais é do Estado, porém, os gestores municipal e estadual da Saúde estão em constante diálogo para avaliar a necessidade de construção de um hospital de campanha em Palmas”, informou a gestão municipal.

Casos em Palmas

Um homem com idade entre 40 e 49 anos é o 16° caso confirmado de Covid-19 em Palmas. A confirmação está registrada no Boletim Epidemiológico, deste domingo, 12, elaborado pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE-Palmas Covid-19).

Este novo caso passa bem e já aderiu ao isolamento domiciliar. O caso será investigado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) para identificação da possível origem da infecção tendo em vista a ausência de histórico de viagens ou contato com casos já conhecidos.

Tal investigação auxiliará a Semus a esclarecer se a Covid-19 se encontra em contexto de transmissão comunitária em Palmas, a exemplo do que já acontece em outras capitais brasileiras.

Caso a transmissão comunitária se confirme, medidas de contenção de transmissão do coronavírus como o distanciamento social e reforço nos hábitos de higiene pessoal se tornam ainda mais imprescindíveis, alerta a diretora de Vigilância em Saúde, Marta Malheiros.

Na Capital

Considerando o panorama de monitoramento do coronavírus, Palmas tem até este domingo, 12, 313 casos descartados para a Covid-19 e 830 casos notificados para síndromes respiratórias, grupo em que estão inclusos os suspeitos de Covid-19. Seis já receberam alta.

Dentre os casos confirmados, apenas um requer cuidados intensivos. Trata-se de uma mulher, com idade entre 40 e 49 anos, internada em hospital particular em quadro grave sem evolução. Não há casos confirmados de óbito relativo à Covid-19 na Capital.

Sair da versão mobile