Luciano Dourado/Governo do Tocantins
Para que haja mais eficácia no trabalho é preciso construir equipes e relacionamentos fortes no ambiente corporativo, conforme antecipou o palestrante do Sistema Nacional de Emprego (Sine-TO), Evandro Souza, na manhã desta terça-feira, 17, durante conversa com os colaboradores da empresa Atacadão, em Palmas. A agenda de atividades faz parte da Gerência do Trabalho Decente.
Com o tema Assedio Moral e Sexual dentro da Empresa, os participantes puderam entender a diferenciação de um e de outro, bem como a prevenção desses tipos de assédios.
A analista de RH do Supermercado Atacadão, Jemina Andrade, disse que “as palestras são uma forma de orientar os colaboradores a lidarem com essas situações, pois, querendo ou não, por mais que façamos a prevenção, às vezes a situação pode acontecer”, pontuou, acrescentando que essa foi a segunda vez que o Sine fez-se presente na empresa, contemplando 363 colaboradores.
O operador de caixa, Thiago Rodrigues reforçou a importância da discussão do assunto. “Uma palestra como esta nos ajuda a prevenir e saber o que é ou não um assédio, pois muitas vezes somos assediados sem saber”, disse.
O Gerente do Trabalho Decente do Sine, Oswaldo Saunders, disse que a instituição desenvolve essas ações no Atacadão há nove anos, e que as relações de trabalho saudáveis são frutos de ambientes em que o respeito e a ética fazem parte do cotidiano de empregado e empregador. “O Sine está aberto a qualquer empresa de Palmas e do Tocantins que queira conscientizar seus colaboradores. Somo parceiros dos empresários e funcionários, e não medimos esforços para estreitar essas relações”, afirmou.
Assédio
Assédio Moral é uma conduta abusiva, frequente e repetitiva que se manifesta por meio de palavras, atos, gestos, comportamentos ou de forma escrita, que humilha, constrange e desqualifica a pessoa ou um grupo, atingindo sua dignidade e saúde física e mental, afetando sua vida profissional e pessoal. Já o Assédio Sexual é definido como toda a tentativa, por parte de superior hierárquico ou quem obtenha poder hierárquico sobre o subordinado, visando à obtenção de favores sexuais, através de condutas reprováveis, indesejáveis e rejeitáveis, como forma de ameaçar e como condição para continuidade no emprego.
Sine
As empresas interessadas em levar as palestras do Sine bastam ligar no (63)3218-1929
1) Palestrante Evandro Souza orienta colaboradores sobre assédio;
2) A analista de RH do Supermercado Atacadão, Jemina Andrade, apoia a
iniciativa;
3) O operador de caixa, Thiago Rodrigues, reforçou a importância da discussão
do assunto;
4) Palestras do Sine fazem parte do calendário da Entidade.