Ícone do site Gazeta do Cerrado

Atenção: campanhas de vacinação contra o sarampo e gripe terminam na sexta-feira em Palmas

30-04-2022 - Dia D de vacinação contra a influenza e o sarampo. personagem: Francisca das Chagas Pereira Rocha, 37 anos, dona de casa levou sua filha Anny Kailly Rocha com oito meses de vida para vacinar na USF de Taquari. Foto Lia Mara/Secom Palmas Local: USF Taquari Palmas - TO

Conforme já anunciado pelo Ministério da Saúde, termina na sexta-feira, 24, as campanhas de vacinação contra o sarampo (tríplice viral) e a influenza (gripe). Dessa forma, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) reforça ao público prioritário dessas campanhas que compareça às salas de vacina das Unidades de Saúde da Família (USFs) ou nas ações do Busão do Mais Saúde e garanta a proteção contra essas enfermidades.

Para se vacinar, basta comparecer aos locais de imunização com documentos pessoais, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e cartão de vacina. O Ministério da Saúde, até o momento, disponibiliza a vacina da tríplice viral (que imuniza contra o sarampo, caxumba e rubéola) para trabalhadores da saúde e crianças de seis meses a quatro anos de idade.

Já a vacina da gripe está disponível para a população acima de 60 anos, crianças de seis meses a quatro anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas até 45 dias pós-parto, indígenas, professores, portadores de doenças crônicas, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores do transporte coletivo, caminhoneiros, trabalhadores portuários, forças de segurança, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Proteção

Sobre a importância das campanhas, o gerente da Central Municipal da Rede de Frio (Cemurf), Hugo Botelho, reforça que a proteção da vacina Tríplice Viral contra o sarampo é essencial para manter afastada essa doença que já foi erradicada, mas que volta a assombrar o país. O mesmo se dá com a vacina influenza, diz o gerente ao recordar que, no início do ano, Palmas teve um surto de gripe. “Logo, tomar a vacina da influenza é uma proteção para evitar as síndromes gripais e as internações decorrentes delas”, destaca.

Sair da versão mobile