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Atendimentos nas UPAs de Palmas cresceram 147% este ano

Em Palmas, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Sul e Norte realizaram, somente no mês de janeiro deste ano, 136.053 atendimentos e procedimentos. Dentro do número são considerados os serviços de assistência social, cirurgião dentista, clínico geral, classificação de risco e outros atendimentos com profissionais de nível superior. O número é 147,35% do que o total registrado em janeiro do ano passado, período em que as UPAs realizaram 55.004 atendimentos/procedimentos.

Segundo os dados levantados pela Secretaria Municipal da Saúde (Semus), a UPA Norte somou 68.183 atendimentos e procedimentos em janeiro. Já a UPA Sul totalizou 67.870. Considerando que o mesmo paciente pode realizar mais de um serviço na mesma ocasião, as duas unidades, juntas, atenderam uma média de 798 pessoas por dia durante o período. A Semus lembra que até 02 de agosto do ano passado, a UPA Norte era referência para o atendimento de casos relacionados à Covid-19.

Desde o início da pandemia, as UPAs têm utilizado estratégias para manter o atendimento de excelência como a ampliação dos leitos de suporte ventilatório, a implantação do fluxo diferenciado para atendimento a paciente com síndrome gripal, adequação de recursos humanos, dentre outras estratégias.

O secretário executivo da Semus, Daniel Borini, afirma que as UPAs têm desempenhado seu papel com muito zelo e dedicação no cuidado humanizado à população mesmo com a alta demanda de pacientes durante a chegada da variante ômicron, bem como o aumento de casos de dengue e a gripe H3N2. “São pessoas cuidando de pessoas, por isso a importância de compreender o todo e desenvolver nas equipes as competências que contribuem para o dia a dia dinâmico e sobretudo, ter firmado o compromisso de cuidar”, diz.

O gestor avalia que mesmo diante dos desafios enfrentados, os trabalhadores da Semus buscaram prestar assistência humanizada e qualificada à população de maneira integral. “O êxito no atendimento para essa demanda alta foi possível com o engajamento dos profissionais, que entenderam o momento vivido como urgente”, completou.

Serviço

Abertas 24 horas por dia, sete dias por semana, as UPAs podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febres altas, fraturas, cortes, infarto e derrame. A estrutura simplificada, com raio-x, eletrocardiografia, laboratório de exames e leitos de observação, colabora para a diminuição das filas nos prontos-socorros dos hospitais.

Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Nas localidades em que estão em pleno atendimento, as unidades têm capacidade para atender sem necessidade de encaminhamento ao pronto socorro hospitalar mais de 90% dos pacientes. Estas unidades estão ligadas diretamente ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

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