Ícone do site Gazeta do Cerrado

Atleta tocantinense conquista prata nos Jogos Escolares da Juventude

Yana ficou na segunda colocação na prova por pontos e levou a segunda prata nos Jogos - Foto - Philipe Bastos

Depois de conquistar uma medalha de prata no primeiro dia de competições dos Jogos Escolares da Juventude, a ciclista Yana Camargo repetiu a dose nesta quarta-feira, 14, e levou outra prata para a delegação do Tocantins na modalidade. Desta vez, Yana entrou na pista para disputar a categoria por pontos, ficando atrás da atleta do Paraná e à frente da ciclista mineira repetindo, assim, o pódio de terça-feira.

Diferente da prova Contra Relógio, em que cada atleta compete de uma vez na pista, na prova por pontos, todos os ciclistas correm juntos em um circuito de 500 metros. Ao todos, eles devem dar 30 voltas neste percurso, completando 15 km de prova. A cada cinco voltas, é emitido um sinal sonoro que indica que os atletas devem fazer uma volta rápida, valendo pontos. Quem completar a volta primeiro leva cinco pontos; o segundo, três pontos; terceiro, dois pontos e o quarto colocado um ponto. Os demais não pontuam.

A aluna do Colégio Estadual Bernardo Sayão, de Gurupi, ficou com 16 pontos ao final da modalidade, quatro atrás da primeira colocada e um ponto à frente da medalhista de bronze. “Foi uma prova duríssima, com alternância de posições a cada sprint e definição da campeã só no último Sprint”, destacou o técnico da equipe de Ciclismo do Tocantins, Rogério Freitas.

Com a segunda medalha de prata garantida, a ciclista demonstrou toda sua felicidade com essa conquista muito importante para o Tocantins. “É uma sensação inexplicável, em meio a ciclistas de todo o país, eu obtive um resultado muito próximo a primeira e pude representar muito bem o meu Estado, minha escola e meus professores”, celebrou.

Vôlei de praia

No Vôlei de Praia, a dupla do Tocantins bateu o DF e avançou às semifinais – Foto – Philipe Bastos

No Vôlei de Praia, a dupla formada por Gabriel Lucas e Gabriel Henrique bateu o time do Distrito Federal por dois sets a um, em um jogo emocionante. O primeiro set foi fechado em 29 x 27 para o Tocantins. Já o segundo ficou 21 x 14 para os brasilienses e, no set decisivo, a dupla do Tocantins se recuperou e fechou com 15 x 09. A semifinal é contra a dupla o Rio de Janeiro, mais uma partida duríssima para os nossos atletas.

Jogos Escolares da Juventude

 Os Jogos Escolares da Juventude são a maior competição interescolar do Brasil, reunindo anualmente milhares de alunos e professores em torno de disputas de modalidades como o Atletismo, Badminton, Basquetebol, Ciclismo, Futsal, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Natação, Voleibol, Vôlei de Praia, Tênis de Mesa e Xadrez, além da Luta Olímpica, da qual o Tocantins não participa.

Neste ano, o diferencial foi a implementação da etapa regional dos Jogos para as modalidades coletivas. Nesta etapa, se classificaram para a nacional as equipes de Basquetebol masculino da Escola Municipal Maria Júlia, de Palmas; de Handebol masculino do Colégio Ulbra Palmas e do Voleibol masculino do Colégio Estadual Guilherme Dourado, de Araguaína.

Sair da versão mobile