Ícone do site Gazeta do Cerrado

Atletas já se preparam o IronMan 2017

Palmas vai dar a largada para temporada 2017 do Circuito IronMan no Brasil, um dos maiores eventos de triatlo do mundo, no próximo dia 23 de abril. A exemplo do ano passado, a Capital vai sediar a primeira das cinco competições que serão realizadas no País. Já reconhecida como uma cidade propícia para essa modalidade esportiva, Palmas tem inspirado diversos atletas para o desafio de romper seus próprios limites. A 90 dias do evento, a rotina de treino já faz parte do dia a dia dos competidores.

 

Experiente na modalidade, o auditor fiscal Jone Santos conta que já participou de nove provas do IronMan no Brasil, juntamente com sua esposa e, inclusive, já garantiram vaga no mundial de IronMan 70.3 , que vai acontecer em setembro nos Estados Unidos.  O atleta carioca, que reside em Palmas desde 2011, destacou a importância da cidade na sua carreira. “Foi aqui que comecei minha trajetória esportiva e passei a me dedicar ao triatlo. Palmas é uma cidade muito propícia para a prática de esporte, dá para perceber que o esporte tem movimentado bem a cidade”, avaliou o atleta, ressaltando ainda que não faz planos de morar em outro lugar. “Não penso em sair daqui, porque a cidade é muito organizada, tem qualidade de vida e vem apresentando grande evolução.”

 

Apaixonada pelo triatlo, Nadja Oliveira conta que pratica a modalidade há quatro anos e já soma na sua trajetória mais de 20 competições. A servidora pública avalia como positiva a realização do IronMan em Palmas. “É bom para o turismo local e regional, divulga o esporte, além de promover saúde e bem-estar assim como qualquer modalidade esportiva proporciona”, disse. Nadja é natural de Goiânia-GO, mas já mora em Palmas há oito anos. Sua rotina de treino é diária e, mesmo treinando sozinha, a atleta se diz muito motivada. “Treino duas modalidades diariamente, inclusive nos finais de semana, tendo que conciliar ainda com meu trabalho, que é o dia todo. Mas, me sinto muito motivada, pois sou uma apaixonada e já pratico atividade física há 20 anos”.

 

Desafio e superação são as palavras-chave do estreante Daniel Shiraishi, que no ano passado esteve nos bastidores do evento. Para ele, o IronMan  terá um gostinho diferente, já que ele agora vai de fato competir. “⁠⁠⁠Minha expectativa é conseguir terminar a prova. Nesse ano, quero estar lá competindo, já que em 2016 fiquei apenas ajudando na organização, no setor que cuidou da alimentação e hidratação dos atletas”, disse Shiraishi, que trabalha como fotógrafo e garantiu que consegue treinar quase todo dia.

 

Outro atleta que já programou sua rotina de treinos é o professor de Educação Física, Rafael Azevedo, que vai participar pela segunda vez da competição. Azevedo explica que as avenidas largas e planas da Capital são bastante favoráveis para o desempenho dos triatletas.  Além disso, a água do lago facilita a realização da prova. “Essas características ajudam especialmente os atletas de Palmas, pois já estão acostumados com a água do lago, que é mais densa e turva. Já os atletas de fora consideram ponto positivo também, uma vez que permite um nado mais tranquilo, se compararmos com o mar, por exemplo”, pontuou.

 

Segundo o profissional, ser educador físico colabora para criar uma rotina de treino mais dinâmica. E, como dicas para os competidores, ele destaca alguns cuidados necessários, como: tomar cuidado com os excessos de treinos para não se machucar e comprometer a prova; fazer uma boa alimentação e suplementação específica para a prova; e treinar em horários mais calmos do dia.

 

 

 

A competição

 

O IronMan 70.3 Palmas 2017 já está com inscrições abertas pelo site e poderão ser feitas até próximo dia 23 de março.  A prova terá 1.9 km de natação, 90.1 km de ciclismo e 21.1 km de corrida, com a Praia da Graciosa sendo o ponto de largada e chegada. A premiação será de US$ 15.000,00.

 

Outras quatro capitais brasileiras vão receber o evento neste ano. São elas: Florianópolis (28/05), Maceió (06/08); Rio de janeiro (1º/10); e Fortaleza ( 26/11).

 

Em 2016, segundo informações da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Fundesportes), a competição reuniu mais de mil atletas de 22 países em Palmas.

 

Capital do Esporte

 

Palmas vem se consagrando como importante palco para realização de eventos esportivos nacionais e internacionais nos últimos dois anos. Em 2016, além do IronMan, a Capital sediou o Campeonato Brasileiro de Canoagem e Maratona; o Jungle Fight, maior evento de MMA da América Latina, realizado também em 2015 na cidade; a Competição Nacional de Karatê; e a Etapa do Circuito Nacional de Vôlei.

Já em 2015, entre outros eventos, a cidade foi palco dos I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI), ganhando projeção no mundo inteiro, por meio dos holofotes da imprensa internacional. Além disso, os JMPI movimentaram o trade turístico da cidade. Segundo dados da rede hoteleira, bares, restaurantes e outros segmentos, cerca de R$ 20 milhões foram injetados na economia.

Sair da versão mobile