Foto – ATM
Com o objetivo de visitar os Municípios tocantinenses e dialogar com seus respectivos gestores, o presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e prefeito de Talismã, Diogo Borges, percorreu nos últimos dias vários Municípios da região Norte e Bico do Papagaio, onde conheceu um pouco da realidade local, acolheu as demandas e articulou filiações para a entidade.
Desde que tomou posse para a presidência da entidade, Diogo Borges tem realizado visitas aos Municípios tocantinenses, onde foi recebido pelos prefeitos e demais lideranças locais. Inicialmente, as visitas concentraram em municípios da região Central e Sudeste, estendendo posteriormente aqueles presentes na região Sul do Estado. Nos últimos dias, Borges percorreu a região Norte e o Bico do Papagaio.
“Sentimos a necessidade de estarmos próximo dos Municípios e seus gestores, conhecendo as diversas realidades locais, traçando um diagnóstico das demandas dos Municípios, para que com isso possamos desenvolver com mais exatidão as ações e projetos da entidade, que auxiliem as cidades a se consolidarem e se desenvolverem cada vez mais”, disse o presidente da ATM.
O presidente da ATM observou nas localidades a urgência pela ampliação dos recursos aos cofres municipais, que pode vir com a maior participação do ente local no bolo tributário, bem como com a aprovação de matérias no Congresso Nacional, à exemplo o repasse extra de 1% do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) para o mês de setembro. Ainda, os Municípios carecem de maior amparo técnico para áreas complexas, como resíduos sólidos e saneamento.
O presidente da ATM visitou os Municípios de Aguiarnópolis, Augustinópolis, Carmolândia, Muricilândia, Palmeiras do Tocantins, Praia Norte, Santa Terezinha do Tocantins, Sítio Novo do Tocantins, São Bento do Tocantins e Wanderlândia, tendo a rodada de visitas finalizada em Luzinópolis, onde a ATM, em conjunto com a prefeitura local, organizou reunião com representantes dos Municípios da região do Bico do Papagaio para apresentar e discutir soluções práticas para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Fonte – Ascom ATM