Ícone do site Gazeta do Cerrado

Audiência: Janad propõe união por hospital universitário mas alega que Palmas não cumpre com responsabilidade na saúde: “Falta dipirona, falta soro, é inaceitável”

Maju Cotrim

A Assembleia Legislativa do Tocantins realiza audiência pública sobre a saúde na tarde desta segunda-feira, 5.

A deputada Janad Valcari foi na tribuna também se posicionar sobre o assunto. Ela conta que sempre visita as unidades de saúde desde quando era vereadora.

“Precisamos cumprir com a responsabilidade que cabe a cada um”, disse ao dizer que a cidade de Palmas não faz a parte dela.

“O Estado tem dificuldades sim porque a gestão de Palmas não está cumprindo com sua responsabilidade, é preciso que estado e Todos os municípios falem a mesma língua”, disse. Ela elogiou os repasses para os municípios que tem sido feitos em dia pelo Estado,  segundo ela.

A deputada citou como exemplo a cidade de Taguatinga que faz mais de 40 cirurgias por mês. “As UPas de Palmas precisam cumprir seu papel, precisamos ir além, precisamos de um hospital na capital e de uma ortopedia que funcione”, disse.

“A saúde municipal peca em não realizar exames”, afirmou.

“É necessário lá no início na primeira fase cortar o mal pela raiz”, defendeu. A deputada falou ainda da necessidade de mamógrafos na capital.

Ela citou índices da capital e disse que falta política pública de prevenção. “O que precisamos é que cada um faça seu papel”, disse.” Falta dipirona, falta soro, é inaceitável”, disse.

Ela pediu união para construção de um hospital universitário. “Somente trabalhando juntos Estados e municípios vamos ter uma grande diferença”, disse.

Sair da versão mobile