O início do ano letivo 2023 Porto Nacional foi adiado. Segundo a prefeitura, as aulas começarão na próxima quarta-feira (8) para os alunos que estudam nas escolas da zona urbana, e no dia 13, para os que frequentam as escolas da zona rural.
Atualmente, o município conta com 7.125 alunos matriculados e distribuídos em 30 unidades escolares.
Conforme informações da Secretaria Municipal da Educação, mais de 90% das escolas são climatizadas. Mas, algumas salas ainda serão equipadas para o melhor conforto dos alunos.
A decisão de adiar o início das aulas foi tomada porque a licitação para contratar a empresa responsável pelo transporte escolar ainda está em andamento.
“As empresas vencedoras dessa licitação foram desclassificadas no momento da vistoria dos ônibus, com isso foi necessário solicitar o segundo colocado e reiniciar todo o processo de tramitação documental e também da vistoria. Sem o transporte estaríamos prejudicando muitos dos nossos alunos, tanto da zona rural quanto da zona urbana que utilizam o transporte público”, explicou a secretária da educação, Domingas da Conceição Ferreira de Oliveira.
O município também está regularizando a documentação da empresa que fornecerá os alimentos para os estudantes. Além disso, a licitação para o fornecimento de uniformes também está em andamento. O pregão deve ser realizado nesta segunda-feira (6).
Uma novidade em Porto Nacional é o início das aulas na Escola Cívico Militar dos Bombeiros, que foi inaugurada no final de 2022. A escola tem metodologia específica. Segundo a prefeitura, foi feito treinamento com os profissionais que escolheram trabalhar na unidade.