Ícone do site Gazeta do Cerrado

Aumenta número de tocantinenses que relatam reinfecção por Covid; Estado diz que 27 casos são investigados

Coronavírus - Foto: Divulgação

Lucas Eurilio

Alguns tocantinenses têm relatado a reinfecção pelo Covid-19.  O primeiro caso de segunda contaminação pelo vírus foi no ex-vereador de Palmas, Lúcio Campelo.  Ele está internado e ao contrário da primeira vez tem vários sintomas e comprometimento dos pulmões.

Nesta quinta-feira, 11, nossa equipe conversou com um morador de Palmas e ele afirmou que pegou Covid duas vezes.

A primeira infecção foi em semtembro de 2020. Maydem Alves Rodrigues de 40 anos e o filho ficaram assintomátivos depois que a esposa dele também contraiu coronavírus.

“Em setembro do ano passado foi a primeira vez. Só que fiquei assintomático, não senti nada. Nem eu, nem meu filho de 10 anos. Eu na verdade só descobri que eu estava com Covid porque a minha mulher ficou ruim. Fizemos o exame e deu positivo, porque ela já estava com sintomas, mas não precisou internar, não atingiu o pulmão, mas ela ficou muito fraca,. Aí, eu por dúvida, peguei meu menino e fizemos o exame. Aí deu positivo. A mulher melhorou, mas ainda hoje ela relata algumas tonturas, queda de pressão, aí a gente suspeita que seja sequela do Covid”, contou

Em janeiro deste ano, Maydem relatou que foi até a Praia do Funil com o irmão e ambos acabaram pegando uma chuva. Logo os sintomas gripais vieram novamente e dessa vez, com a falta de olfato e paladar.

“A segunda vez que eu peguei foi agora em janeiro. Dia 2 eu fi na Praia do Funil – em Miracema do Tocantins – com meu irmão, aí passamos a tarde lá no rio, peguei uma chuva na cabeça, aí quando foi no domingo, eu comecei a sentir um sintoma de ripe. Nariz entupiu, deu uma moleza no corpo. Aí eu percebi que tinha perdido o paladar e o olfato. No dia 9, eu fiz o exame e deu positivo de novo. Minha esposa fez o teste no dia seguinte e e meu filho não sentiu nada, mas não quiseram testar ele lá na UPA. Na segunda vez eu senti só a perda do olfato e do paladar mesmo e essa sensação de gripe. Tomei a medicação e conseguimos superar essa Covid aqui em casa”, contou 

Apesar dos dois relatos , procurada pelo Gazeta do Cerrado, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-TO) informou que até o momento não há de reinfação confirmados no Tocantins, mas disse que 27 casos de reinfecção estão em análise.

Nota

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que no Tocantins, existem 27 casos em investigação para verificar se houve reinfecção pela Covid-19, nenhum confirmado até o momento.

A SES destaca que foram enviadas ao Instituto Adolfo Lutz (SP), 41 amostras para sequenciamento genético e monitoramento de novas variantes no Tocantins. Até o momento apenas um paciente, oriundo de Manaus foi confirmado com a cepa do Amazonas

Sair da versão mobile