Ícone do site Gazeta do Cerrado

Autora de Guia Prático, psicóloga revela 17 atitudes terapêuticas para ajudar a gerenciar as emoções

Thanya Jacob / Psicóloga / Psicoterapeuta (CRP-08-1530)

Thanya Jacob / Psicóloga / Psicoterapeuta (CRP-08-1530)

Thanya Jacob criou o ‘Guia Prático para Manter o Equilíbrio Emocional’

Luciane Santana – Gazeta do Cerrado

Não é segredo que a vida está sempre nos “pregando peças”. Repetindo o clichê a “vida é uma caixinha de surpresas”, mas nem sempre a surpresa é boa. Se vive amor, carinho, alegria, felicidade, conquistas, mas também frustrações, tristezas, angústias, ansiedades, não é mesmo? E sim, todos passam por momentos de crise.

Cada um enfrenta suas crises de uma forma. E toda forma de enfrentar é válida. O que é inegável é o fato de que todo evento crítico ou ponto de decisão se não gerenciado a tempo e de maneira apropriada, pode vir a tornar-se uma catástrofe. ( definição de crise aqui). O equilíbrio emocional é primordial no processo de ajudar as pessoas a assimilarem o impacto causado por momento de crise e passar por ele.

A Psicoterapeuta Thanya Jacob compartilhou à Gazeta um pouco sobre o momento que o país está vivendo, a pandemia do coronavírus, um momento de crise mundial, em todas as esferas.

Thanya é autora de um Guia Prático para Manter o Equilíbrio Emocional. O guia propõe 17 atitudes, que vão te ajudar a descobrir o que precisa fazer para acessar sua potência e então gerenciar suas emoções para conquistar o equilíbrio emocional.

Voltando ao momento crítico que o mundo está enfrentando, Thanya não esconde que uma parcela da população brasileira, os privilegiados, estão conseguindo manter o equilíbrio, ainda que às vezes fiquem suscetíveis ao momento.  Acredita que para aqueles que precisam compartilhar pequenos espaços, que passam necessidades básicas e tantas outras dificuldades não esteja sendo uma tarefa fácil manter o equilíbrio. “Percebo ainda que quando acontece a polarização da política , colocando uns contra os outros causando desentendimentos com rancor e ódio, com certeza evidencia uma grande dificuldade em gerenciar as emoções e manter o equilíbrio” acrescentou

A profissional ressaltou ainda a parceria indispensável entre a razão e as emoções em momentos de crise,sendo elemento principal para evitar o pânico.”A razão permite q você mantenha o foco, que conte com a realidade, q não se deixe levar somente pelas fantasias e pela imaginação. Ajuda a manter os pés no chão. O segredo do equilíbrio emocional é a razão e as emoções atuando juntas”

A psicóloga revela também que o número de pessoas que fazem contato para uma “conversa terapêutica“ aumentou bastante nesse período de pandemia. “Amigos, conhecidos, desconhecidos”

Conheça as 17 atitudes terapêuticas para ajudar a gerenciar as emoções:

1. Se pergunte:

Como é conviver diariamente com este clima de ameaças e incertezas no ar? O que isto gera e que produz em você? Descubra qual é o seu medo e o que pode fazer para se proteger da ameaça que vem com ele. Aquilo que você conhece, com certeza, te assusta menos.

2. Perceba

Como é ser forçado a adotar um estilo de vida totalmente diferente do que está habituado. Vai precisar
mudar e isto exige capacidade de adaptação, então descubra como é seu jeito de lidar com mudanças. Vai poder saber o que é preciso fazer, para ter flexibilidade e ser capaz de se adaptar a nova ordem.

3. Avalie

Como é estar vivendo em um tempo onde as coisas mudam a cada instante, numa velocidade difícil de acompanhar. Descubra como isto te afeta, repare em suas ações,no que anda fazendo,pois elas são reveladoras. Se conhecer melhor traz autoconfiança.

4. Observe

Como é ser obrigado a fazer e viver coisas que não gosta e não quer. Repare que tipo de efeito isto causa em você, que tipo de sentimentos aparecem por aí. Lembre que tão importante quanto o que sente, é o que faz com o que sente.

5. Descubra

Tente imaginar ver até onde o seu medo te leva, tente imaginar o que de pior pode acontecer. Poderá saber, até onde sua fantasia e sua imaginação conseguem chegar. Te permite ter a real noção do que pode fazer para encarar o medo de frente.

6. Acredite

Vai precisar se empenhar para viver um dia de cada vez e não ficar antecipando o que virá. Isto gera ansiedade! Ao perceber que a mente acelera, conte a si mesmo que ainda esta vivendo o hoje e se lembre que “tudo muda o tempo todo no mundo”. Estar no presente, no aqui/agora, baixa a ansiedade.

7. Experimente

Faça diferente! Mude um hábito, tente reagir de um outro jeito frente as situações. Estimular e treinar sua mobilidade, sua flexibilidade, sua capacidade de adaptação é tudo o que precisa neste momento. Pode pegar leve e se divertir um pouco (fazer diferente pode ser engraçado).

8. Avalie

Veja como tem agido e reagido frente a esta avalanche de informações. Lembre que é
importante se informar, mas é desastroso a overdose de notícias. Nenhum tipo de overdose é bom!

9. Entenda

Pode ser que a fantasia comece a correr solta e “desperte” fantasmas dentro de você.Ao primeiro sinal de “fantasma à vista aja rápido! Tente separar o que é fantasia e imaginação do que é real, se dê dados de realidade. Contra o real não tem argumento, está ali, só não vê quem não pode ou não quer. Os dados de realidade,te tiram da armadilha que vai sendo criada pelos fantasmas e baixa sua ansiedade. Experimente tirar os sapatos e esfregar os
pés no chão. Ajuda!

10. Saiba

Que abrir espaço para fazer o que gosta, que traga prazer, que alivie a tensão ajuda a manter seu
humor em alta. O estado de humor tem influência direta no seu equilíbrio emocional.

11. Garanta

Que terá um momento do seu dia, para fazer a algo que aquiete sua mente e tranquilize seu coração
(uma música, um filme, uma série, dançar, jogos eletrônicos e, até mesmo fazer uma piada). Pode e precisa descontrair, o que não pode é negligenciar.

12. Resgate

Como a impotência está super presente, fazer algo ( seja lá o que for) é colocar sua potência em ação. Se conecte nesta onda de solidariedade e tente descobrir o que gosta fazer e ofereça ao outro. Assim que descobrir faça, não deixe para depois, já sabe que está vivendo num tempo veloz e mutante. O que vale é fazer tudo que pode, cuide para não ficar prisioneiro daquilo que gostaria de fazer, pois pode acabar não fazendo nada. A garantia e a certeza de que fez tudo que pode, te coloca em conexão direta com sua potência,com sua força. Aquece o coração e resgata sua autoconfiança.

13. Pense

Que tipo de riscos que vale a pena correr, que escolhas vai fazer, que atitudes vai tomar e que realidade vai viver. Você tem o poder de escolha e a responsabilidade é sua!

14. Saiba

Que nada dura para sempre, nem a calmaria e nem a tormenta. Tenha isto em mente! Acredite! Vai passar, tudo passa.

15. Use

Técnicas de respiração do ioga, os pranayamas (tem vários vídeos na internet). Eles ajudam a controlar a ansiedade, a manter o equilíbrio, a pegar no sono e trazem tantos outros benefícios.

16. Faça

Atividade física pois vai precisar estar saudável e forte. Aumenta sua resistência, que é fundamental para manter imunidade em alta.

17. Pratique

Agradeça diariamente. Antes de dormir faça uma lista de 5 coisas que agradece pelo seu dia. Repita até o
final do isolamento. Saber que tem coisas a agradecer e ter a atitude de agradecer, mesmo em momentos de crise, te conecta com a energia divina do amor. Aquece o coração e alimenta alma pois traz esperança.

Grande dica: Desperte a curiosidade sobre você mesmo. Se conhecer melhor te permite saber, com que tipo de recursos e ferramentas pode contar para lidar com este momento e garantir a conquista do seu equilíbrio emocional. Caso sua ansiedade atinja patamares insustentáveis, procure a ajuda de um profissional

Gostou? Gostaria de compartilhar esse Guia com seus amigos?

É só baixar: Aqui

 

Sair da versão mobile