Ícone do site Gazeta do Cerrado

Ayres requer que Energisa explique, em audiência pública, valor do aumento na tarifa

Entrou em vigor no último sábado, dia 04, um aumento de energia elétrica em todo país, no Tocantins a tarifa subiu, em média, 7,17%, variando entre categorias de consumo.  Para o deputado estadual Ricardo Ayres (PSB), essa ampliação acontece em um momento impróprio, onde boa parte da população sofre com problemas econômicos em função da pandemia de Covid-19.

Por essa razão, o deputado propôs, através de requerimento, uma audiência pública para debater a questão e o percentual autorizado de aumento.

A concessionária de energia do Tocantins, Energisa, atende 592 mil unidades consumidoras localizadas no estado. O reajuste foi de 7,83% para residências urbanas, 8,54% para consumidores de baixa tensão média (o que inclui residências rurais e pequenos comerciantes) e de 1,79% para indústrias e consumo de alta tensão.

“O Tocantins possui uma das energias mais caras do Brasil e, principalmente neste momento que se encontra o cidadão tocantinense, em grande parte com dificuldades financeiras é de grande importância um debate amplo e democrático sobre esses reajustes e como eles podem afetar ainda mais milhares de famílias tocantinenses” ressaltou Ayres.

A proposta apresentada para a realização da audiência propõe que sejam convidados: Representantes da Energisa; Representantes do Procon-TO; Representantes do OAB-TO; Representantes do Ministério Público do Tocantins; Representantes da Defensoria Pública do Tocantins; Representantes da Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça; Representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

“Queremos ouvir todos os envolvidos e, principalmente, a Energisa sobre como se chegou a esse percentual de reajuste. Se lutamos para não cortar a energia das pessoas nesse período, como podemos conceber mais um aumento”, questionou o Ricardo Ayres.

Sair da versão mobile