Em 2021, a retomada econômica foi um assunto que esteve em alta. Depois de um 2020 desafiador, que trouxe prejuízos nunca antes imaginados, tanto em questão de saúde quanto em questão de valores econômicos, o comércio teve que se planejar e reinventar. O resultado dessas ações de retomada e o avanço da vacinação, trouxeram bons resultados. De acordo com a base de dados do SPC Brasil operada pela CDL Palmas na capital tocantinense, o volume total de vendas no comércio palmense cresceu 35,9% em 2021, em comparação ao ano de 2020.
De acordo com os dados, as vendas superam ainda o período pré-pandemia. O levantamento revelou que 2021 vendeu 31% a mais que em 2019. No gráfico abaixo é possível ver a variação no volume de vendas em cada mês do ano:
O presidente da CDL Palmas, Silvan Portilho, avalia o resultado do ano anterior. “Todas as nossas ações giraram em torno do desenvolvimento econômico do nosso comércio, que é o objetivo maior da nossa entidade, visto que essa é a classe que representamos. Durante 2021, fizemos campanhas nas datas comemorativas, como Dia do Homem e Natal; tivemos ações de incentivo e conscientização a favor da vacinação; criamos um app para facilitar a vida do consumidor e do empresário. Ao ver o resultado positivo no saldo de vendas, temos a certeza que as ações valeram a pena”, disse.
A expectativa agora é que este ritmo de crescimento se mantenha também para 2022. “Pela média histórica, sabemos que o ano eleitoral não é tão bom para o comércio. As incertezas motivam um desaceleramento nos meses de campanha e eleição, por isso precisamos focar para ter um bom crescimento neste primeiro semestre e ter vantagem no saldo econômico”, finaliza Silvan Portilho.