A balsa que faz travessia de veículos entre Gurupi e Peixe continua interditada nesta quarta-feira (10). Por causa disso, os motoristas precisam fazer um desvio de 200 quilômetros para seguir viagem. O problema começou depois que um caminhão que carregava uma retroescavadeira caiu no rio Tocantins enquanto tentava entrar na embarcação.
A balsa fica na TO-365 perto do povoado Trevo da Praia, que é distrito de Gurupi, e é a única opção de travessia para mais de 600 moradores, além de viajantes. Cerca de 100 veículos atravessam todos os dias. O acidente foi na última segunda-feira (8).
Por enquanto não dá para fazer a travessia na balsa por que não é possível encostar na margem do rio. O outro jeito é atravessar o rio em pequenos barcos.
Porém, quem está em algum veículo precisa voltar para Gurupi e pegar outro trajeto que aumenta a viagem em mais de 200 quilômetros. Na região não há pontes que possam ser usadas como alternativa.
A Marinha esteve no local e informou que vai investigar as causas do acidente. Dois peritos estiveram no local e não foi verificado nenhum indício de poluição.
Funcionários da empresa que administra a balsa informaram que um guindaste deve chegar ainda nesta quarta-feira (10). A previsão é de que até a tarde de quinta-feira (11) o serviço seja normalizado.
Entenda
A balsa que faz a travessia de veículos entre Gurupi e Ipueiras, na região sul do estado, está interditada após um caminhão que transportava uma retroescavadeira cair da embarcação no rio Tocantins. O acidente foi na tarde da última segunda-feira (8).
Testemunhas contaram que o acidente aconteceu no momento em que o caminhão começava a entrar na balsa. Com o peso do veículo a balsa teria levantado a parte da frente.
Em cima da embarcação estavam outros veículos. Entre eles um ônibus com cerca de 20 passageiros. O acidente teria sido causado pelo rompimento de um cabo de aço que estava amarrado ao veículo. Ninguém ficou ferido.
Fonte: G1 Tocantins