Ícone do site Gazeta do Cerrado

Balsa será instalada para passagem de caminhões em Porto; obra de nova ponte sem previsão

Obras estão sem previsão para início - Reprodução Google Imagens

Lucas Eurilio/Repórter Gazeta do Cerrado

Uma balsa será contratada para fazer a travessia de veículos com mais de 30 toneladas em Porto Nacional, a 65 km de Palmas. Atualmente a ponte que liga a cidade à TO-225 está restrita para carros com o peso acima do permitido.

De acordo com a Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), a implantação desse novo tipo de transporte ainda está sendo providenciada e não há uma data prevista para que o serviço comece a ser ofertado.

A Ageto informou ainda que a implantação vai depender de como a empresa dará andamento as negociações e que o serviço só vai funcionar após a licença da Marinha. Além disso, os motoristas terão de pagar uma quantia, ainda não definida, para a empresa que fará os serviços de travessia.

Reprodução Google Imagens

Por outro lado, a construção de uma nova ponte está orçada em R$ 102 milhões, financiados pela Caixa Econômica Federal, mas também não há uma previsão do Estado para que as obras tenham início.

Desde 2011 a ponte é monitorada por uma equipe técnica por conta de danos na infraestrutura.  A empresa que já foi contratada é a Rivoli do Brasil S.P.A, mas a agência não soube informar quando as obras terão início, já que os serviços de Projeto Executivo, Licença da Água, Licença Ambiental e do canteiro de obras estão em fase preliminar.

Vale lembrar também que a empresa contratada para fazer a construção da nova ponte, é alvo de uma ação do Ministério Público Estadual por um possível superfaturamento das obras da Ponte Fernando Henrique Cardoso, que liga Palmas ao distrito de Luzimangues.

Sair da versão mobile