Ícone do site Gazeta do Cerrado

Banco do Brasil lança serviço de pagamentos no WhatsApp

O recurso de pagamentos no WhatsApp chega ao país e os clientes do Banco do Brasil estão entre os primeiros a poderem utilizar a novidade para transferir dinheiro para outras pessoas. É mais uma possibilidade para transferir e receber recursos pelo aplicativo favorito entre os brasileiros. A função será disponibilizada gradualmente nas próximas semanas em todo o país. 
 
A iniciativa reforça o protagonismo do BB como uma instituição inovadora. O serviço estará inicialmente disponível para clientes com cartões Ourocard Visa múltiplos que possuam a função débito ativa. Os pagamentos no WhatsApp são habilitados pelo Facebook Pay e processados pelo Facebook Pagamentos e pela Cielo. As transferências contam com várias camadas de proteção, como o PIN do Facebook Pay ou a biometria do dispositivo, e são processadas com segurança.
 
“Inovar com foco na experiência do cliente é nossa prioridade. Os clientes do Banco do Brasil já podiam utilizar o WhatsApp para realizar várias transações bancárias. O próximo passo era oferecer uma solução de envio e recebimento de dinheiro pelo próprio aplicativo. Com o cadastro do Ourocard Visa no Facebook Pay, os clientes poderão fazer transferências diretamente na conversa no WhatsApp. Essa solução, além de cômoda e prática, é muito segura”, afirma Edson Costa, diretor de meios de pagamento e serviços do Banco do Brasil. “Pela aceitação do brasileiro por esse canal de comunicação, não temos dúvida de que, muito rapidamente, o WhatsApp vai assumir um forte protagonismo como meio de pagamento”, complementa.
 
A nova solução vem para agregar ainda mais facilidades para os clientes do BB. Pelo aplicativo de mensagens, já era possível fazer transferências entre contas do Banco e pagamentos e recebimentos via Pix. 
 
“Estamos muito animados com a disponibilização desse recurso. Facilitar o envio e recebimento de dinheiro de maneira segura e sem contato humano não poderia ser mais importante neste momento, já que não só diminui a exposição das pessoas à pandemia, como também reforça a digitalização dos meios de pagamento, que é uma tendência econômica mundial importantíssima”, disse Matt Idema, diretor de operações do WhatsApp.
 
Como funciona
 
As transferências podem ser feitas com a função débito do Ourocard Visa para pessoal que possuem um cartão de um dos emissores participantes. Os usuários podem enviar até R$ 1 mil por transação e receber até 20 transações por dia, com um limite de R$ 5 mil por mês. As operações não têm custo para os clientes. São autorizadas somente transações dentro do Brasil e em real. 
 
“Ouvimos em primeira mão dos consumidores locais que segurança e privacidade são pontos importantes quando pensam em enviar pagamentos móveis a amigos e familiares. Esses atributos também são valorizados na Visa e nossa tecnologia de Token reforça ainda mais a segurança, deixando os consumidores brasileiros mais confiantes ao fazerem pagamentos digitais, uma vez que remove as informações de pagamento sensíveis e converte os dados do consumidor em tokens”, disse Fernando Teles, country manager da Visa do Brasil.
 
A novidade será disponibilizada de forma gradual para os clientes do BB durante as próximas semanas, e as pessoas com o serviço já ativado poderão convidar amigos e familiares em todo o país. Para isso, basta enviar uma transferência de qualquer valor. Assim, esse contato já poderá habilitar para usar a solução.
Sair da versão mobile