Ícone do site Gazeta do Cerrado

Banco Vermelho é instalado em Paraíso como símbolo de resistência e conscientização na luta contra o feminicídio


A Prefeitura de Paraíso do Tocantins, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação (SMASH), em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), inaugurou o “Banco Vermelho” no Parque das Águas, em Paraíso do Tocantins. A instalação faz parte de uma iniciativa do Instituto Banco Vermelho (IBV), que busca promover a conscientização e o combate ao feminicídio em todo o estado.

O Banco Vermelho no Parque das Águas simboliza a união de esforços entre o poder municipal e o judiciário para fortalecer a luta contra a violência de gênero. A proposta do projeto é mobilizar a sociedade, incentivando a denúncia de casos de violência e criando um ambiente mais seguro e acolhedor para as mulheres.

O Prefeito de Paraíso do Tocantins, Celso Morais, fala da importância de realizar ações como essa em parceria com outras instituições: “Nós temos muita alegria de andar de mãos dadas a todas as instituições e assim podendo contribuir com o desenvolvimento e o zelo com a nossa comunidade.”

Ao todo, serão instalados 16 bancos vermelhos gigantes em locais públicos do Estado do Tocantins. Mais do que simples estruturas físicas, esses bancos representam um espaço de acolhimento e reflexão, convidando todos a se engajarem na luta pela erradicação do feminicídio.

A Secretária Municipal de Assistência Social e Habitação, Hilma Mascarenhas, destacou em sua fala, o que o banco vermelho simboliza: “Estamos recebendo esse banco vermelho gigante que simboliza a luta a violência contra a mulher. É importante que possamos refletir e trabalhar cada dia mais, aqui nós realizamos desde o início da gestão a campanha “Paraíso Por Elas”, na intenção de conscientizar a sociedade de que precisamos proteger as nossas mulheres.”

O Projeto busca promover a mobilização social e incentivar a denúncia dos casos de violência, criando um ambiente mais seguro e acolhedor para todas as mulheres do Tocantins.

A desembargadora Etelvina Maria Sampaio participou de toda a cerimônia com sua equipe, e explicou a importância dessa ação: “Esse banco representa nossa luta contra o feminicídio. Nosso objetivo é realmente reduzir a zero a taxa de feminicídio, estamos aqui lutando pela vida das mulheres.”

Sair da versão mobile