Ícone do site Gazeta do Cerrado

Bastidores: Palaciano de 1ª hora e com gestão compartilhada com os colegas, Amélio Cayres deve ser reeleito por unanimidade nesta terça

Maju Cotrim

O atual presidente da Assembleia Legislativa, Amelio Cayres tem a tendência de ser reeleito para o comando da Casa nesta terça-feira,4. Segundo os deputados ouvidos pela Gazeta, Amélio é avaliado como um presidente companheiro e que faz uma gestão compartilhada com todos os colegas.

Amelio também tem o fator de ser um dos principais aliados do governador Wanderlei Barbosa tendo a confiança Palaciana. O movimento de unanimidade em torno de Amelio se consolidou após a declaração de apoio de Léo Barbosa, que retirou seu nome na disputa.

Os parlamentar devem decidir agora os demais cargos da mesa diretora.

Amélio, se reeleito, conduzirá a obra do anexo da Casa de Leis, uma demanda antiga da Casa.

Conforme a Gazeta apurou, um almoço deve acontecer entre os deputados e o governador Wanderlei Barbosa antes da eleição.

A eleição

A eleição para o biênio 2025/2026 da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) acontecerá às 18h10.

O edital de convocação dos deputados foi publicado nesta quarta-feira, 29, no Diário Oficial da Aleto, após aprovação na sessão de de Proposta de Emenda Constitucional e Projeto de Resolução que definem e regulamentam as novas regras para eleição da Mesa Diretora.

As regras, já em vigor, permitem que os parlamentares que atualmente ocupam vagas na diretoria possam ser reeleitos uma única vez sucessivamente para o mesmo cargo, independente das legislaturas. A regulamentação está em conformidade com a tese consolidada no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre eleições das assembleias legislativas dos estados.
A composição da Mesa é formada por presidente, 1º e 2º vice-presidente e 1º, 2º, 3º e 4º secretário.

Atualmente ocupam os cargos os deputados Amélio Cayres (presidente), Ivory de Lira (1º vice-presidente), Gutierres Torquato (2º vice-presidente), Vilmar de Oliveira (1º secretário), Janad Valcari (2º secretário), Marcus Marcelo (3º secretário) e Eduardo Fortes (4º secretário).

Sair da versão mobile