Ícone do site Gazeta do Cerrado

Bebê nasce em banheiro de maternidade no sul do TO após mãe esperar atendimento por 1 hora; “Não caiu dentro da privada porque a minha mulher segurou”, diz pai

Bebê nasceu no banheiro de hospital público — Foto: Reprodução

Um bebê nasceu no banheiro da recepção da maternidade pública de Gurupi, na manhã dessa quinta-feira, 23, após a mãe ficar mais de uma hora esperando atendimento em trabalho de parto.

Imagens feitas pelo pai da criança, Wesley da Cruz Silva, de 35 anos, mostram o saco gestacional no chão do banheiro momentos após o nascimento. Ele contou que a filha passa bem, mas o sentimento é de frustração com o atendimento recebido.

“Eu fui tirar o carro do lugar onde param as ambulâncias e veio o pessoal gritando que a neném estava nascendo do banheiro. Não caiu dentro da privada porque a minha mulher segurou. O sentimento da hora é de raiva, decepção com a administração. A gente fica sem chão”.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) afirmou que determinou, em caráter imediato, a abertura de procedimentos investigativos para verificar o ocorrido e tomar as medidas legais cabíveis.

O técnico em eletrônica disse que chegou ao hospital com a esposa por volta das 19h10. Segundo ele, não havia ninguém na recepção da unidade e precisou procurar pelos servidores que teriam feito uma pausa para jantar.

“Depois pediu [a atendente] os documentos para fazer a ficha e mandou aguardar porque os médicos estavam todos ocupados. É uma coisa que a gente não entende porque ela não chegou para fazer exame, chegou para ganhar menino”, reclamou.

O marido conta que a espera continuou por mais de uma hora até que a esposa resolveu ir ao banheiro e a criança acabou nascendo no chão.

“A gente fez a ficha de atendimento, por volta de 19h20. Quando ela ganhou lá no banheiro era 8h36 da noite. No banheiro da recepção mesmo, sem higienização nenhuma, que todo mundo usa. Cortaram o cordão no banheiro mesmo, enrolaram a neném e levaram”.

Após o nascimento, a mãe foi colocada em uma maca e levada para uma das alas de internação. “Aparentemente está tudo bem. Já falei com a minha esposa hoje e a bebê está mamando normal. Acho que amanhã recebe alta”, disse o pai.

O que diz a SES

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informou que, ao tomar conhecimento do ocorrido com a paciente Bianca Araújo da Silva no Hospital Regional de Gurupi (HRG), determinou, em caráter imediato, a abertura de procedimentos administrativos para verificar o ocorrido e tomará todas as medidas legais cabíveis.

 A SES-TO esclarece que, neste momento, mãe e bebê estão com quadro de saúde estável, devidamente acomodados e recebendo todo o cuidado necessário com acompanhamento médico e psicológico.

 A SES-TO lamenta profundamente o ocorrido e reitera que preza por um atendimento humanizado, não comungando com qualquer ação contrária a isso em todas as suas unidades hospitalares.

 Por fim, a Secretaria pontua que o Hospital Regional de Gurupi é uma unidade referência para 18 municípios e realiza aproximadamente 200 pratos mensais.

Sair da versão mobile