Ícone do site Gazeta do Cerrado

Bem-vindo agosto: equipes tentam controlar fogo na Serra de Lajeado

Lucas Eurilio/Repórter Gazeta do Cerrado

Há três dias equipes do Corpo de Bombeiro, brigadistas de Palmas e o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) tentam controlar um incêndio na Serra de Lajeado, que teve início na tarde desta segunda-feira, 30, próximo a capital.

De acordo com as informações, outra equipe teve de ser enviada ao local após um vôo ter identificado outros dois focos. Até o momento ainda não se sabe quantos hectares foram destruídos.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Tocantins está em segundo lugar no ranking de focos de calor, registrando até terça-feira, (31), 3.051 focos de calor. Em primeiro lugar está o Mato Grosso, com 6.081 focos.

O estado do Tocantins sofre todos os anos com várias queimadas. Os meses em que a população é mais afetada estão entre agosto e o novembro, quando começa novamente o período das chuvas.

Publicidade

Além das queimadas, as altas temperaturas, que podem chegar a 40º ou mais, também prejudicam as pessoas e as deixam em estado de alerta para as baixas na umidade do ar.

Durante as queimadas, o atendimento de pessoas com doenças respiratórias nas unidades de saúde também aumentam por conta do tempo seco.

Sair da versão mobile