Durante o final de semana, o Movimento Maio Amarelo em Palmas realizoublitze da Operação Lei Seca, quando 206 veículos foram abordados. Os agentes municipais de trânsito realizaram 93 testes de alcoolemia e dois motoristas se recusaram ao teste, também foram emitidos 23 autos de infrações e cinco veículos foram removidos ao pátio do município.
Com foco na prevenção, a ação que aconteceu em vários pontos da cidade alertou os condutores sobre os perigos de dirigir após beber. O superintendente de trânsito, Alexandre Guerreiro, explica que a recusa ao teste implica o mesmo valor da multa para quem for pego no teste do bafômetro.
“Nosso intuito é alertar, conscientizar. Infelizmente o número de pessoas dirigindo alcoolizada aumentou, por isso estamos intensificando as ações”, enfatiza o superintendente. A recomendação da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Trânsito e Transporte é que se o condutor for beber que chame um táxi ou estabeleça o amigo da vez.
Maio Amarelo
O Maio Amarelo é uma ação que visa alertar a sociedade sobre os perigos no trânsito. O objetivo do movimento é ser uma ação multissetorial, envolvendo a participação do Poder Público e da sociedade civil para colocar na pauta das discussões o tema acidentes de trânsito.
A Prefeitura de Palmas apoia essa ideia, pois entende que é urgente a necessidade de frear a violência no trânsito, frente ao reconhecimento sobre os impactos sociais negativos da violência no trânsito para todos os setores da nossa sociedade e, consequentemente, para todos os cidadãos