Equipe Gazeta do Cerrado
As festas de carnaval estão a todo vapor no Tocantins, mas é bom ficar alerta, principalmente quem está aproveitando os dias de folia em locais mais afastados como rios, cachoeiras, lagos e retiros.
Isso porque segundo o Corpo de Bombeiros, o Estado registrou pelo menos cinco afogamentos nos dois primeiros meses de 2020. Em 2019, durante todo o ano, foram registrados 62 mortes e é bom ficar alerta para os cuidados, principalmente com crianças e idosos.
O gerente de Sistema Integrado de Operação (Siop), major Antônio Luis Soares da Silva disse que é importante o uso do colete salva-vidas, principalmente em locais privados, onde não há segurança pública para fiscalizar.
“É importante as pessoas saberem que esses locais são privados e a segurança pública não estará por lá, então as medidas de segurança vão ficar a cargo do organizador”.
Antônio Luis ressaltou ainda que no estado, a estatística é diferente por conta das características dos nossos rios, que possuem águas hostis,são largos e há muita correntezas.
“Nossa estatística de afogamento no Tocantins é 14 vezes maior que a estatística do país, devido às características dos nossos rios, águas hostis, rios largos e correntezas fortes. O usuário precisa usar o colete salva-vidas”, completou Soares.
“Todo ano tem morte por afogamento nos eventos, tanto em locais públicos, quanto nos privados, tipo retiros, excursões, acampamentos familiares e de igrejas”, concluiu Soares.
Confira as dicas de segurança
Não se afaste demais da margem do rio ao nadar;
Não fazer brincadeiras de travessias em locais onde há correntezas;
Crianças não devem ficar a sós e sempre usar colete salva-vidas;
Não entrar na água após ingerir bebida alcoólica;
Todos devem usar coletes salva-vidas durante travessias em embarcações.