Ícone do site Gazeta do Cerrado

Brasil está entre os passaportes mais poderosos do mundo

(Divulgação)

Por Marco Aurélio Jacob

Para viajar mundo afora e entrar em nos países estrangeiros é preciso passar pela burocracia de fazer o passaporte e muitas vezes tem que entrar em processos muito burocráticos para tirar o chamado visto, que é a autorização formal para entrar no país desejado.

Um dos mais complicados países para visitar e “tirar” o visto é os EUA, que exige diversos documentos, inclusive imposto de renda atualizado, assim como entrevista individual agendada em alguns dos poucos consulados espalhados pelo Brasil. E o custo, conseguindo o visto ou não fica a cargo de quem está tentando.

Guichê para entrevista individual no Consulado dos EUA de São Paulo

Publicidade

Quase uma humilhação ter que provar que não tem interesse em abandonar o Brasil para morar nos EUA. Tentadora ou não esta opção, estamos a falar do contrário neste ranking:

Que ilustra quais países, através dos seus passaportes, precisam, alias, não precisam de visto para ingressar em outros países.

Esta liberdade foi consolidada por cada país e diversos fatores interferiram neste processo. Mas a ação da diplomacia e um acordo entre cada um destes países foi elaborado para que não seja necessário o visto.

A Alemanha lidera a lista de isenção de vistos, com permissão para entrada em 158 países em precisar da parte burocrática do visto.

Mas mesmo sem visto, podem haver outras formas de autorização e mesmo taxas a serem pagas para ingressar em cada país. Vale a pena SE IMFORMAR MUITO BEM antes de viajar para qualquer destino estrangeiro.

Na outra ponta do ranking, em ultimo lugar, está o passaporte Afegão, que tem entrada livre em apenas 23 países. Confira a lista complete em www.passportindex.org

Os blocos econômicos, como a União Europeia, para alguns países da Europa, a Alca, para os países da América do Norte, e o Mercosul, para alguns países da América do Sul, dispensam o uso do Passaporte e, consequentemente do visto, permitindo o acesso apenas com a Identidade pessoal válida, no caso do Brasil, emitida em até 10 anos.

Confira abaixo os primeiros colocados no ranking dos passaportes mais poderosos do mundo.

1 – Alemanha (158 países que pode entrar sem Visto)

2 – Suécia e Singapura (157)

3 – Dinamarca, Finlândia, França, Espanha, Suíça, Noruega, Estados Unidos e Reino Unido (156)

4 – Itália, Holanda, Bélgica, Áustria, Luxemburgo, Portugal, Suíça, Coreia do Sul e Japão (155)

5 – Malásia, Irlanda e Canadá (154)

6 – Grécia, Nova Zelândia e Austrália  (153)

7 – Islândia (152)

8 – República Tcheca (151)

9 – Malta e Hungria (150)

10 – Lituânia e Polônia (149)

14 – Brasil e Mônaco (143)

Sair da versão mobile