Avião da Azul – Foto – Azul/Divulgação
A empresa Cirium, que analisa dados de aviação no mundo todo, divulgou na terça-feira (3) um ranking que apontou a companhia aérea brasileira Azul, como a mais pontual em 2022. Segundo o levantamento, a empresa registrou 88,93% de chegadas no horário previsto no ano passado.
O segundo e o terceiro lugar são ocupados pelas companhias japonesas ANA (All Nippon Airways) e Japan Airlines. Já no quarto lugar está a Latam e em quinto a Delta Airlines.
As últimas cinco da lista das 10 mais pontuais, segundo o levantamento, são Avianca, Emirates, United Airline, Qatar Airways e American Airlines.
Além das líderes globais, o ranking mostra a performance dos aeroportos globais no quesito de decolagens pontuais. O campeão foi Haneda, em Tóquio, no Japão, com 90,33% de pontualidade. Nos Top 10 aeroportos, seis estão localizados nos Estados Unidos, dois na Índia, um no Japão e um na Colômbia.
As companhias aéreas mais pontuais são abordadas também por regiões do mundo: Delta é a líder na América do Norte, a Ibéria lidera na Europa, na América Latina a Azul, na Asia a companhia líder é a Thai AirAsia e na África e no Oriente Médio, a aérea que lidera é a Oman Air.
A Azul é uma companhia aérea brasileira fundada em 2008. A empresa possui cerca de 12 mil tripulantes e uma frota operacional de aproximadamente 160 aeronaves para voos nacionais e internacionais.
Melhores aeroportos
Dados do ranking internacional AirHelp Score de 2022, que avaliaram 151 aeroportos a partir de 10 mil avaliações de usuários de 30 países, apontaram que o Brasil tem quatro dos 10 melhores aeroportos do mundo em 2022.
O Aeroporto Internacional Gilberto Freyre, em Recife/Guararapes (PE), figura na segunda posição da lista, em que perde somente para o Aeroporto Internacional de Tóquio, no Japão.
Em seguida, entre os brasileiros mais bem colocados aparece o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), na quarta posição.
Em sexto e sétimo lugares estão os aeroportos Tancredo Neves, em Belo Horizonte (MG), e Congonhas, em São Paulo (SP).
Fonte – CNN Brasil