Ícone do site Gazeta do Cerrado

Brejinho de Nazaré sedia curso de capacitação sobre controle da qualidade da água para consumo humano

Salta-Z instalado há dois anos na comunidade quilombola Malhadinha, Brejinho de Nazaré (Divulgação/Funasa-TO)

De 22 a 26 deste mês, Brejinho de Nazaré sedia o curso de capacitação para implantação do Sistema Solução Alternativa Coletiva de Tratamento de Água para o Consumo Humano Zeólito, conhecido pela sigla Salta-Z. Técnicos de oito municípios do Estado vão participar da capacitação, no Centro Tecnológico de Brejinho, com abertura às 8h.

O curso será ministrado por técnicos da Funasa/TO e conforme o conteúdo programático, os participantes serão capacitados em instalação, operacionalização e sustentabilidades do Sistema, com orientações teóricas sobre o controle da qualidade da água para o consumo humano e de educação ambiental. Quinta-feira, 25, acontecerá a parte prática do conteúdo, com a instalação do Sistema no assentamento Boa Fé, em Brejinho de Nazaré.

Iniciativa do governo federal por meio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), o Salta-Z é executado nos os municípios por meio cooperação técnica e tem por objetivo promover o acesso da água potável para pequenas comunidades, no padrão de potabilidade estabelecido pelo Ministério da Saúde.

O Salta-Z foi criado por técnicos da Funasa PA e no Tocantins, o projeto piloto foi implantado em Brejinho de Nazaré há dois anos, na comunidade quilombola Malhadinha.

A prefeita de Brejinho de Nazaré, Miyuki Hyashida avalia o Salta-Z de grande relevância. “O consumo de água tratada é fundamental para a saúde e trazer essa realidade para as pequenas comunidades é garantir a dignidade do homem do campo”, enfatizou.

Publicidade

De acordo com a Superintendência da Funasa – TO, Brejinho foi escolhido para iniciar o projeto por a “gestão local apresentar interesse e por já ter ocorrido visitas de viabilidade técnica nas localidades rurais pelos técnicos da Funasa, uma vez, que a execução do Salta-Z ocorre por meio de cooperação técnica, sem repasse de recursos financeiros por parte da Funasa para os municípios cooperados.

O Sistema constitui-se tecnologia tradicional de fácil aplicabilidade, baixo custo de implantação e manutenção simplificada, o Salto-Z é composto por filtros e dosadores de construção artesanal, de fácil operacionalização. Os filtros e dosadores são instalados numa caixa d´água que servirá de reservatório da água a ser utilizada por toda a comunidade.

Participam do curso representantes dos municípios: Brejinho de Nazaré, Monte do Carmo; Santa Tereza; Silvanópolis; Dois Irmãos; Novo Acordo; Mateiros e Santa Rosa.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação – Mariah Soares / FUNASA

Sair da versão mobile